Neste último dia de 2024 muitas pessoas aproveitam para passar o Réveillon nas praias do nordeste do estado. Entre os destinos mais procurados, está Salinópolis. Mas para que todos possam desfrutar de uma virada de ano tranquila e segura, agentes de segurança pública trabalham para manter a ordem. 

A segunda fase da Operação “Festas Seguras” segue no último dia do ano com as forças de segurança promovendo ações de prevenção e fiscalização nos principais balneários do Estado. Nesta terça-feira (31) a operação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e com participação dos órgãos de segurança estaduais em parceria com órgãos municipais, tem atuado no trânsito, na ordem pública e ostensividade para garantir a virada de ano com normalidade aos paraenses.

Com mais de 7 mil agentes de segurança atuando, a operação de final de ano teve início em dezembro na Região Metropolitana de Belém, e ainda com reforço nos municípios do interior, a fim de garantir maior tranquilidade a quem busca lazer nesta época do ano. As ações prosseguem até 6 de janeiro de 2025, previsão de retorno da população.

A operação ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, garantindo segurança nos 144 municípios paraenses.
📷 A operação ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, garantindo segurança nos 144 municípios paraenses. |Foto: Ascom/Segup

Em Salinopólis, um dos principais destinos, o Sistema Estadual de Segurança Pública tem atuado principalmente no âmbito da “Tolerância Zero”, fiscalizando bares, estabelecimentos comerciais e festas; verificando documentação necessária para funcionamento, presença de menores, poluição sonora, dentre outros delitos.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ainda em Salinopólis, os órgãos de segurança cumprem a decisão judicial que proíbe o acesso e a permanência de veículos automotores com aparelhos sonoros (carretinhas) nas faixas de areia das praias. Os veículos identificados foram autuados pelo Detran e a força integrada orientou para saída da faixa de areia em cumprimento à decisão judicial.

Coordenando as ações pela Segup, o tenente-coronel PM Celton de Jesus, reforçou o empenho dos órgãos em fiscalizar e autuar os infratores.

"Neste Réveillon, a segurança de todos é nossa prioridade máxima. Para garantir uma festa tranquila e segura para todos, temos ações ostensivas em pontos, realizando patrulhamentos intensivos e monitoramento constante. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente festivo e tranquilo, onde todos possam celebrar a chegada do novo ano com paz e segurança", informou.

Operação Festas Seguras

A operação ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, garantindo segurança nos 144 municípios paraenses, reforçando ações em mais de 40 localidades com maior movimentação no final de ano, a exemplo de Salinópolis, Bragança, Marabá, Santarém (distrito de Alter do Chão), Marapanim, Belém (distritos de Mosqueiro e Outeiro) e Altamira.

A operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado - polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu), Centro Integrado de Operações (Ciop) e órgãos municipais de segurança, a exemplo das Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

MAIS ACESSADAS