Belém comemora 409 anos no próximo domingo (12) e se prepara para receber grandes eventos internacionais em 2025. Por isso, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, estão trabalhando em conjunto, em obras de grande impacto para a cidade.

O Governo do Pará entrega, na manhã desta segunda-feira (6), a primeira obra da COP 30 em Belém: o Canal da Timbó completamente saneado no bairro do Marco. O investimento – realizado por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), como parte do legado da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense – garante mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para a população, acabando com os alagamentos no local.

Além do trabalho de recuperação das paredes do canal localizado na Travessa Timbó, entre a Rua União e a Passagem José Leal Martins, também foram construídas novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial; duas passarelas, uma ponte e ciclofaixa; aterramento de quintais; urbanização viária e pavimentação asfáltica de cerca de 1 quilômetro das vias paralelas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

No total, o investimento do Governo do Estado, em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), foi de R$ 39.423.958,58.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Estado beneficia mais de meio milhão de pessoas em Belém com obras em 17 canais. 

  • Desde 2019, o governo estadual já garantiu mais de R$ 1,6 bilhão para a requalificação de 17 canais, essenciais para prevenir inundações e alagamentos, o que contribui para maior qualidade de vida à população residente às margens desses espaços. Um benefício que abrange mais de 520 mil pessoas na capital paraense.
  • O governo do Estado já entregou o saneamento do Canal do Tucunduba. Iniciadas na década de 1990, as obras no local se arrastaram durante décadas e hoje garantem mais infraestrutura urbana e qualidade de vida para cerca de 200 mil pessoas em bairros como Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
  • Já foram entregues um trecho dos Canais União e Timbó, e um trecho do Canal da Gentil. Em maio deste ano, foi a vez da etapa final da macrodrenagem do Canal da Mundurucus.
  • Hoje, o Estado está executando trabalhos em 15 canais da capital paraense. Desse total, 13 fazem parte do pacote de investimentos da COP 30. Os serviços estão dentro do cronograma e vão garantir mais de 10 quilômetros de novas áreas urbanizadas para a população belenense.
  • Canais com obras em andamento: Nova Doca, Nova Tamandaré, Bengui, Marambaia, Vileta, União, Leal Martins, Timbó, Gentil Bittencourt, Caraparu, Cipriano Santos, Mártir, Murutucu, Lago Verde e Sapucajuba.

MAIS ACESSADAS