O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá, em 2025, 56 mil vagas com condições especiais para pessoas com baixa renda, o que inclui, por exemplo, 100% da matrícula financiada. Esse montante corresponde à metade das 112.168 matrículas no programa disponibilizadas pelo Ministério da Educação neste ano.
Para acessar o Fies Social com as condições especiais, é preciso ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar per capita até meio salário mínimo. Além de 100% da matrícula financiada, o Fies Social tem cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do ministério mostram que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
De acordo com a pasta, a seleção de candidatos será realizada em dois momentos distintos ao longo do ano. No primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já no segundo semestre, o número de vagas oferecidas será de 44.867. Além disso, uma quantidade similar de vagas será oferecida nos anos subsequentes, 2026 e 2027, em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies para o período.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Segundo o MEC, a medida visa garantir a continuidade e previsibilidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos. Para se inscrever, o candidato precisa ter: Participado de alguma edição do Enem a partir de 2010; Alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação; Renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.