Usar eletrodomésticos de forma correta pode ajudar a economizar na conta de energia mensal e aliviar o orçamento mensal familiar. Para isso, Cleiton Soares, analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, separou algumas dicas para auxiliar nesta tarefa, sem abrir mão de confortos dentro de casa.

A primeira delas é dar preferência aos eletrodomésticos da categoria A, do selo do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel), que corresponde ao topo em termos de eficiência energética com menor consumo de energia. A segunda, é dar importância à manutenção dos aparelhos como ar-condicionado e geladeira, por exemplo. Ainda de acordo com o analista, os eletrodomésticos que mais consomem energia são: ar-condicionado, máquina de lavar, ferro elétrico, chuveiro elétrico e geladeira. Ele também alerta que dependendo do air fryer, o aparelho pode ser outro vilão do consumo de energia elétrica.

COMO USAR

Segundo Cleiton Soares, o uso adequado pode auxiliar na redução do consumo de energia e, o ar-condicionado – considerado o maior vilão da lista – pode ser usado sem maiores dores de cabeça no fim do mês.

“Orientamos que ao ligar o aparelho, o consumidor coloque na temperatura de 23°C. Além disso, o correto é programar a quantidade de horas de uso, por exemplo, ligar às 22h e programar para funcionar até às 3h, o quarto irá continuar com a temperatura agradável pela manhã”, explica.

No caso da máquina de lavar e do ferro elétrico, o analista pontua que o ideal é estabelecer um dia da semana para realizar as duas tarefas: lavar e passar roupa. E na hora de lavar, é importante juntar uma quantidade significativa de roupas. “Se a máquina tem a capacidade de lavagem de 10kg e você bate três peças de roupa, a máquina vai usar a mesma capacidade de energia total dela”, orienta.

Já o chuveiro elétrico, Cleiton Soares destaca a necessidade de verificar se a instalação elétrica foi realizada de maneira correta, caso não esteja, a consequência é uma possível fuga de energia, elevando o consumo. “Estabelecer um limite de uso também é fundamental”, disse.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A geladeira segue a mesma linha, sendo necessário verificar periodicamente a borracha de vedação, assim como evitar abrir e fechar o eletrodoméstico várias vezes ao dia e sem necessidade. “Já a air-fryer tem de várias potências, é similar a ter um carro 1.0 ou 2.0, tem as que consomem mais energia e as que não consomem tanto, então serve a orientação de verificar o selo A da Procel”, afirma.

MAIS ACESSADAS