O furto de energia é crime, de acordo com o artigo 155, e pode gerar pena que pode chegar até 8 anos de prisão. A prática também coloca a vida das pessoas em risco e prejudica o fornecimento de energia, podendo ocasionar interrupções.
Mesmo diante de tantos alertas, o crime ainda é muito comum. Na última quinta-feira, dia 9, uma operação da Polícia Civil, com o apoio da Equatorial Pará, flagrou cinco estabelecimentos em Mosqueiro, distrito de Belém, com suspeita de furto de energia.
Notícias relacionadas:
- Congresso aprova projeto que pode aumentar contas de energia
- Conta de luz mais cara: veja como economizar na tarifa de energia
- Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Entre os locais identificados estão restaurantes e conveniências. Os responsáveis pelos locais foram conduzidos à delegacia.
O principal indício de fraude foram os medidores que não registravam corretamente a energia consumida. Ainda durante a operação, profissionais da distribuidora trabalharam na regularização do fornecimento de energia elétrica na região.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Como denunciar furto de energia?
A população pode denunciar pelo disque denúncia da Polícia Civil 181 e também direto para a Equatorial Pará, ou no telefone 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou presencialmente nas agências de atendimento aos clientes.