A espera da população por um dos equipamentos públicos de maior impacto, mas que estava fechado por conta da COP30, está próxima de terminar.

O Parque da Cidade retorna às atividades neste sábado (6) após sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e terá programação especial. O espaço foi decorado com ambientação natalina que inclui túnel de luz, presépio, casa do Papai Noel e cenários que criam atmosfera de "Parque Encantado".

Leia também

A decoração faz parte do "Natal Encantado", projeto do governo paraense em parceria com a Solar Coca-Cola. A reabertura terá cortejo com a chegada do Papai Noel e da carreta de Natal da Coca-Cola, desfile temático e apresentação de drones sobre a região central do parque. Os portões abrem às 16h.

Quer receber mais notícias da agenda cultural de Belém? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O Papai Noel desembarca em Belém pela escadinha do Cais do Porto às 17h30, ponto de partida da Caravana da Coca-Cola. O trajeto será exibido ao vivo em oito telões instalados no local, permitindo que os visitantes acompanhem em tempo real o percurso da carreta até a chegada ao Parque.

Depois da abertura da programação, a Caravana segue para a fábrica da Solar Coca-Cola, onde encerra o itinerário.

Montagem expressa após evento internacional

A reabertura ocorre menos de um mês após o término da COP30. O período foi utilizado para desmontar as estruturas da conferência e preparar a decoração natalina. Entre os destaques está uma árvore de Natal de 30 metros de altura, que será iluminada no sábado.

A Casa do Papai Noel funcionará de sexta a domingo até 6 de janeiro, com Papai Noel, Mamãe Noel, Noeletes e Duendes.

"O Parque da Cidade nasceu abraçado pela população, que o transformou em um lugar de convivência, afeto e pertencimento. Foi emocionante ver como esse espaço se integrou à vida das famílias. Ele passou um tempo emprestado para a COP, mas agora estamos devolvendo o Parque com uma experiência que celebra a memória afetiva das festas de fim de ano. É uma programação pensada para as famílias. Venham!", convida a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Sucesso de público e novas estruturas

Em menos de dois meses de funcionamento durante a colônia de férias promovida pelo governo estadual, entre julho e agosto, o Parque registrou mais de 670 mil visitantes, consolidando-se como referência de lazer, esporte e cultura na capital. Posteriormente, o espaço foi cedido ao Governo Federal e à ONU para montagem dos pavilhões da Blue Zone e da Green Zone.

Na nova fase, o Parque incorpora o prédio do Centro Gastronômico, com 35 quiosques no térreo e seis restaurantes no primeiro pavimento, sob curadoria da Coca-Cola. Também integra a estrutura o prédio de Economia Criativa, com 32 pontos de venda de artesanato, com curadoria do Sebrae. Oito quiosques adicionais estão distribuídos pela área aberta.

Programação cultural começa no domingo

No domingo (7), às 19h, ocorre o show "Natal Amazônico", da Amazônia Jazz Band, abrindo a agenda cultural do Natal Encantado.

A apresentação contará com participação do Coro Carlos Gomes e de Luiz Gabriel, de 11 anos, que ganhou notoriedade nas redes sociais ao cantar "Oh Happy Day" durante ensaio na Fundação Casa da Cultura de Marabá.

Horários de funcionamento

O Parque opera de terça a domingo, das 8h às 22h, e às segundas-feiras, das 18h às 22h. Os estabelecimentos de gastronomia e economia criativa atendem das 15h às 22h de terça a domingo, e das 18h às 22h nas segundas. A Esplanada das Fontes funciona de terça a domingo, das 8h às 11h e das 14h às 18h.

O estacionamento opera diariamente conforme os horários de funcionamento. No sábado de reabertura, o acesso será gratuito. A partir de domingo, o valor será de R$ 8 para a primeira hora e R$ 6 para a segunda hora ou fração, válido para carros e motos.

MAIS ACESSADAS