À medida que a cobertura ambiental ganha força na Amazônia, especialmente após a realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém, iniciativas jornalísticas que aprofundam debates sobre inovação e sustentabilidade têm ganhado destaque.
É nesse cenário que o DOL chega à final do Prêmio Simineral de Comunicação 2025, por meio da jornalista Andressa Ferreira, na categoria Jornalismo Digital. A premiação será realizada na próxima sexta-feira (12), na capital paraense, em um evento que tradicionalmente reúne profissionais da comunicação em uma confraternização de fim de ano. Veja abaixo:
A reportagem que garantiu a indicação, “Mineração na Amazônia: como a Inteligência Artificial ajuda a enfrentar a crise climática”, explora como tecnologias emergentes estão sendo aplicadas no setor mineral para prevenir desastres, reduzir impactos socioambientais e fortalecer a resposta às mudanças climáticas.
No material, Andressa destaca que a Amazônia também é território de inovação, e não apenas de desafios, mostrando iniciativas que dialogam com sustentabilidade e desenvolvimento responsável.
“Essa indicação é um presente de final de ano. Estamos com uma expectativa muito grande, porque foi um trabalho feito com muito cuidado. Em um ano de COP30, em Belém, falar sobre tecnologia, clima e Amazônia é ainda mais urgente”, disse Andressa.
Para a premiação, a jornalista também chegou a escrever a matéria intitulada, "Os impactos da mineração sustentável no ambiente aquático na Amazônia", trazendo uma abordagem sobre a inovação que respeita o rio, através de práticas sustentáveis que avaliam impactos, reduzem riscos e fortalecem a biodiversidade no Pará.
Histórico de premiações reforça protagonismo do DOL
Esta não é a primeira vez que o maior portal de notícias do Norte chega à final, nem que Andressa Ferreira representa o veículo. O DOL venceu o Prêmio Simineral de Comunicação nas edições de 2021 e 2022, ambas na categoria Jornalismo Digital, também com reportagens assinadas por ela.
Os trabalhos premiados foram:
- “PCDs na Mineração: inclusão gera conquistas no Pará” - (2021)
- “Mineração: mulheres assumem grandes máquinas e quebram tabus” - (2022)
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
As matérias abordaram inclusão, diversidade e quebra de barreiras no setor mineral, temas que reafirmam a importância do jornalismo comprometido com transformação social produzido pelo DOL.
