A mobilidade urbana na Grande Belém tem passado por uma transformação significativa nos últimos meses, marcada pela maior renovação da frota de ônibus na história da capital paraense e pela introdução de inovações tecnológicas que visam modernizar a experiência do usuário.
Os recentes investimentos no transporte público, que passaram pela chegada dos veículos com ar-condicionado, os "Geladões", e a implementação do pagamento digital das passagens e o funcionamento do BRT Metropoliotano sinalizam um esforço contínuo para tornar o transporte coletivo mais previsível e confortável para os cidadãos.
Dando mais um passo em direção à integração da tecnologia no dia a dia dos passageiros, a Prefeitura de Belém anuncia agora uma ferramenta crucial para a gestão do tempo e a segurança dos usuários, encerrando a era da espera incerta nas paradas.
O prefeito de Belém, Igor Normando, lança nesta quinta-feira (18), às 10h30, no Palácio Antônio Lemos, o aplicativo "Vem Busão". Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), o "Vem Busão" foi criado para permitir que os usuários acompanhem, em tempo real, a localização dos ônibus e o tempo estimado de chegada às paradas.
A proposta anuncia é que, com o novo aplicativo, a população terá a capacidade de consultar itinerários e horários programados, além de verificar a localização exata dos pontos de ônibus. O objetivo principal é proporcionar mais segurança, economia de tempo e autonomia, eliminando as longas esperas nos pontos de ônibus. Dessa forma, o uso do transporte público se torna mais previsível, eficiente e integrado à rotina diária dos cidadãos.
Geladão e pagamento pelo aplicativo
A modernização do transporte público em 2025 começou a ganhar visibilidade com a entrega de 300 novos ônibus à população, representando a maior renovação da frota na história de Belém. Esses veículos, apelidados de "Geladão", já começaram a circular e oferecem maior conforto, acessibilidade e tecnologia. Eles contam com ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, sistema GPS e motores com padrão ambiental que reduzem a emissão de poluentes.
Outra grande mudança implementada na mobilidade urbana foi a introdução do pagamento totalmente digital das passagens. Com a chegada dos novos veículos, que não contam mais com cobradores, foi lançado o aplicativo “Vai Passe Fácil”, ainda em junho, que permite que os passageiros realizem o pagamento da passagem por meio de QR Code, gerado diretamente no aplicativo.
Disponível para smartphones Android e iOS, a ferramenta permite que o usuário insira saldo por meio de transferência via Pix, usando a função “copia e cola”. O saldo é disponibilizado no app em menos de um minuto, permitindo que o QR Code seja gerado para embarque imediato, sendo escaneado por um validador de tecnologia “Autopass” presente nos ônibus
BRT Metropolitano e mudança nas rotas
A chegada do BRT Metropolitano também mudou o transporte público na Grande Belém, com um modelo que promete maior fluidez no trajeto e agilidade para os usuários. Apenas no primeiro mês de operação, o BRT Metropolitano já transportou mais de 300 mil passageiros, transformando a mobilidade na Região Metropolitana de Belém com um sistema que integra operacional e tarifariamente os municípios de Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.
A partir da última segunda-feira (15), o BRT Metropolitano promoveu uma alteração de rotas e encerrando linhas de ônibus tradicionais que antes seguiam diretamente para a capital, deixando de circular nesses percursos e passando a operar como alimentadoras do BRT Metropolitano.
Nesse novo desenho, 21 linhas tradicionais foram descontinuadas, sendo substituídas pelo novo sistema. O modelo adotado permite que o passageiro realize o transbordo nos terminais de Ananindeua e Marituba e siga para destinos como Ver-o-Peso, Presidente Vargas e São Brás, utilizando apenas uma tarifa, sem o pagamento de passagem adicional.
Em relação ao pagamento, o BRT Metropolitano implementou uma mudança importante: o Cartão Passe Fácil não é aceito, e o sistema opera exclusivamente com o Cartão Pra Já. Contudo, não houve substituição ou cancelamento entre os cartões. O Passe Fácil continua em pleno funcionamento e válido na frota de aproximadamente 1.000 ônibus, enquanto o Cartão Pra Já foi criado para atender especificamente ao sistema BRT, garantindo que ambos coexistam, cada qual com sua finalidade.
