A modernização dos serviços de trânsito no Brasil tem trazido mais praticidade e benefícios aos motoristas que mantêm um bom histórico de condução. Entre as principais novidades está a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma iniciativa que valoriza o condutor responsável, reduz custos e simplifica processos burocráticos por meio da tecnologia.

Em menos de 24 horas, o Pará registrou a emissão de 291 renovações automáticas e quatro Carteiras Nacionais de Habilitação definitivas, sem qualquer custo para os condutores. A funcionalidade passou a operar na tarde da última sexta-feira (9), após ser implementada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A primeira motorista paraense a receber a CNH renovada automaticamente foi Daciana Tomé da Silva, moradora de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Pelas novas regras, a partir de 2026, motoristas classificados como “bons condutores” poderão renovar a habilitação ou receber a carteira definitiva diretamente pela Senatran, sem a cobrança de taxas. Para isso, é necessário não ter cometido infrações ou recebido multas nos últimos 12 meses consecutivos, além de estar inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A medida funciona como um reconhecimento aos condutores que respeitam as normas de trânsito e contribuem para um tráfego mais seguro.

Anteriormente, a renovação da CNH exigia o pagamento de taxas ao Detran e a realização de exames obrigatórios. Com a nova sistemática, a Senatran passa a controlar a validade do documento e a emitir automaticamente a versão digital da carteira. O condutor é notificado da renovação por meio do aplicativo CNH Digital. O mesmo procedimento se aplica à emissão da CNH definitiva. Caso o motorista opte pela versão impressa, deverá solicitá-la ao Detran, mediante o pagamento da taxa correspondente. Atualmente, a CNH digital já é aceita em todo o país durante fiscalizações de trânsito.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) reforça que todo o processo é realizado por meio do sistema da Senatran, com atualização direta na base nacional assim que o documento vence. Além da renovação automática, os motoristas contemplados recebem o selo de “Bom Condutor”, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento exemplar no trânsito.

Quer saber mais notícias? Acesse nosso canal no Whatsapp

“Pedimos aos condutores do Pará que fiquem atentos a essas mudanças adotadas pela Senatran e continuem dirigindo com prudência e responsabilidade, para que todos possam usufruir desse benefício, que é prático e sem custo para o bom motorista”, destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

MAIS ACESSADAS