Com expectativa, ansiedade e clima de comemoração, milhares de estudantes aguardam o resultado de mais uma disputa por uma vaga no ensino superior público no Pará. A divulgação do listão costuma marcar não apenas o fim de um longo período de preparação, mas também o início de uma nova etapa acadêmica para quem sonha com a universidade.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgounesta sexta-feira (30), a partir das 9h, o resultado do Processo Seletivo (Prosel) 2026.
Confira o listão dos aprovados:
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Resultado do Sisu 2026 é divulgado. Veja como acessar!
- Concurso UEPA: veja o que se sabe sobre o certame
- Cursinho da UEPA oferece 360 vagas gratuitas para o Enem 2026
Ao todo, cerca de 50 mil candidatos concorreram a 3.770 vagas em cursos de graduação, além de 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). A classificação dos candidatos foi realizada com base nas notas do Enem 2025.
VEJA COMO FOI O ANÚNCIO:
Cursos mais concorridos
Entre as graduações com maior relação candidato/vaga no Prosel 2026, destacam-se cursos da área da saúde ofertados em Belém:
- Biomedicina – 69,52 candidatos por vaga
- Fisioterapia – 65,90 candidatos por vaga
- Medicina – 62,24 candidatos por vaga
Outros processos seletivos
A Uepa também publica nesta sexta-feira (30) os resultados dos processos seletivos para Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas. As provas dessas seleções foram aplicadas pela própria universidade no final de 2025.
Com esses cursos, a instituição passa a ofertar 4.252 vagas nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídas em 23 campi, localizados em 19 municípios paraenses.
Quer mais notícias sobre a educação? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O curso de Letras-Libras, com turmas em Belém, oferece vagas para pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras. Já a Licenciatura em Música terá novos alunos nos campi de Belém, Santarém, Marabá e Bragança.
No caso do processo específico para Indígenas e Quilombolas, é destinada uma vaga para cada grupo em todos os 104 cursos da universidade. A seleção é voltada a candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas não realizaram o Enem no ano anterior, ampliando o acesso ao ensino superior público.
Comemoração nos campi
Além da capital, os campi da Uepa em Santarém, Marabá, Cametá, Vigia e Ananindeua também farão a divulgação do listão e estarão abertos para receber os novos calouros, em um tradicional clima de celebração que marca o início da vida universitária para milhares de estudantes.
