Esta sexta-feira (30) foi de imensa alegria para milhares de estudantes aprovados nos vestibulares da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O tão aguardado listão movimentou a capital paraense e os demais campi pelo interior do Estado. Por entre as tradicionais marchinhas de vestibular, a festa também teve um sabor ainda mais especial.

Aos 70 anos de idade, o mestre de carimbó Catarino Silva foi aprovado para o curso de Licenciatura em Música da Uepa. Ele concluiu recentemente o Ensino Médio após finalizar a modalidade pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Natural do município de Abaetetuba, nordeste paraense, o artista é uma grande referência na música e na cultura popular do estado, sendo fundador do Grupo de Carimbó Oirandé Ara. 

Além de mestre, Catarino também é instrumentista autodidata e era amigo pessoal de mestre Damasceno, falecido em agosto de 2025 após complicações decorrentes de um câncer. Pelas redes sociais, o perfil de mestre Damasceno prestou uma homenagem ao artista e, agora, novo calouro da UFPA.

MAIS ACESSADAS