Em uma cidade onde o trânsito faz parte da rotina e, muitas vezes, do estresse diário, pequenos cuidados podem fazer a diferença entre chegar em casa em segurança ou se envolver em um acidente. Com esse alerta, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retomou as ações educativas em vias públicas de Belém, com o objetivo de conscientizar a população sobre os principais fatores de risco no trânsito.

A partir deste mês de janeiro, as atividades serão intensificadas, especialmente em corredores de grande fluxo. Nos próximos dias, as equipes de educação do Detran estarão na avenida Augusto Montenegro, uma das mais movimentadas de Belém, realizando abordagens preventivas com condutores, ciclistas e pedestres.

Leia mais:

Durante as ações, os agentes orientam sobre comportamentos simples, mas fundamentais para preservar vidas, como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, o respeito aos limites de velocidade e à sinalização, o uso obrigatório do capacete, os riscos de manobras irregulares e a proibição do uso do celular ao dirigir.

📷 |(Ascom/Detran)

A circulação de ciclistas também está no foco da operação. A avenida Augusto Montenegro registra grande fluxo diário de bicicletas, mas parte dos usuários ainda trafega fora da ciclofaixa ou utiliza a pista exclusiva do BRT, o que aumenta significativamente o risco de colisões.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Estamos fazendo um planejamento diferenciado para 2026, com ações mais lúdicas, pedagógicas e intensas. Começamos pela Augusto Montenegro por ser uma via próxima ao Detran, de fluxo elevado e com riscos maiores para os usuários mais vulneráveis. Nosso foco é orientar sobre mobilidade segura”, explicou a coordenadora de educação do Detran, Celina Koury.

Ações em vias de maior movimentação

Em Belém, as ações educativas ocorrem duas vezes por semana em vias de maior movimentação. “Muitos atravessam montados na moto por cima da faixa, o que é irregular. Além de gerar autuação, essa manobra pode causar sinistros com pedestres e com o próprio motociclista. A orientação é descer da motocicleta e atravessar caminhando. O pedestre também precisa atravessar com atenção, evitando distrações, como o uso do celular”, reforçou o agente de educação Rodrigo Freitas.

📷 |(Ascom/Detran)

Quem convive diariamente com a realidade da via percebe a importância da iniciativa. A agente de segurança Karine Damasceno, que se desloca a pé todos os dias pela Augusto Montenegro, relata que as imprudências são frequentes.

“O sinal mal fecha e os motociclistas já passam por cima da faixa, quase atropelando a gente. Estou achando essa ação do Detran maravilhosa, porque essa orientação é muito importante para tentar conscientizar todo mundo”, afirmou.

MAIS ACESSADAS