A discussão sobre identidade, pertencimento e igualdade no ambiente escolar tem ganhado cada vez mais espaço nas políticas educacionais. Mais do que vestuário, o uniforme escolar representa organização, segurança e o fortalecimento dos vínculos entre estudantes e a comunidade escolar. Dentro desse contexto, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) avançou em mais uma iniciativa voltada à padronização e valorização da rede pública de ensino.
A Seduc concluiu uma consulta pública que definiu o novo modelo de uniforme das escolas da rede estadual. A votação contou com a participação de alunos, professores, servidores e membros da sociedade, que puderam opinar e escolher as peças que passarão a ser adotadas pelas unidades de ensino a partir do ano letivo de 2026.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Fies tem inscrições abertas para 2026; veja regras e como garantir uma vaga
- Belém inicia ano letivo de 2026 com 10 escolas de tempo integral
- Prefeitura abre vagas para professores em diversos níveis de escolaridade
De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Sefer, a padronização dos uniformes tem como principal objetivo reforçar a identidade dos estudantes e promover maior igualdade no ambiente escolar. Ele ressaltou que todo o processo foi construído de forma participativa, levando em consideração aspectos como conforto, segurança e bem-estar.
“A definição dos uniformes foi pensada com responsabilidade para garantir bem-estar, organização e pertencimento. As peças simbolizam respeito ao espaço escolar e ajudam no cotidiano das famílias, além de fortalecer o sentimento de comunidade nas escolas”, destacou o titular da pasta.
Durante a consulta pública, diferentes propostas de uniformes foram apresentadas, muitas delas inspiradas em elementos regionais, como a bandeira do Pará e grafismos marajoaras. O modelo vencedor traz detalhes em azul e prevê um espaço específico para a aplicação do brasão de cada escola, respeitando as particularidades das unidades de ensino. A adesão ao novo padrão será facultativa, garantindo a autonomia de cada comunidade escolar.
Além dos uniformes destinados aos alunos, também foram definidos os modelos que poderão ser utilizados por professores e demais servidores que atuam diretamente nas atividades pedagógicas.
Quer saber mais nacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A confecção das peças ficará a cargo dos próprios estudantes, responsáveis ou profissionais da educação, que poderão escolher livremente onde produzir os uniformes. Empresas e cidadãos interessados também poderão fabricar e comercializar as peças, desde que sigam rigorosamente o padrão aprovado, incluindo arte, cores, aplicação e posicionamento, cujas especificações técnicas já foram encaminhadas às Diretorias Regionais de Ensino (DREs).
A nova padronização poderá ser adotada já no início do ano letivo de 2026, marcando mais um passo na construção de uma identidade visual comum para a rede estadual de ensino do Pará.
