Garantir que atividades que estimulem a criatividade sejam praticadas por jovens e adolescentes que curmprem medidas socioeducativas é fudamental para auxiliar no processo de ressocialização desses menores.
Com foco na qualificação profissional e na reintegração social, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou o curso de "Bordado em Sandálias" na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE 2).
A formação, que segue até o dia 20 de fevereiro, capacita os jovens em técnicas de customização e produção artesanal, visando oferecer uma alternativa real de geração de renda após o cumprimento da medida socioeducativa. Além do aprendizado técnico, a iniciativa é apontada pelos participantes como um estímulo à criatividade e ao bem-estar durante o período de internação.
Ministrada pela instrutora Dione de Souza, a formação tem como objetivo ensinar técnicas de customização de sandálias, orientando os participantes sobre o processo de produção e valorização do produto final, de forma que o conhecimento adquirido possa contribuir para a geração de renda após o retorno à sociedade.
Quer mais notícias sobrfe Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A instrutora destacou a expectativa positiva em relação ao desenvolvimento da turma e o potencial da iniciativa para o futuro dos participantes. “Os jovens são dedicados e acompanham com atenção os direcionamentos apresentados. Espero que, ao concluírem a medida socioeducativa, possam aproveitar o conhecimento adquirido para gerar uma renda extra”, reforçou Dione de Souza.
Para os socioeducandos, o curso também representa um momento de aprendizado e bem-estar. Um adolescente de 16 anos, há dois meses na Fasepa, afirmou que a atividade contribui para o desenvolvimento da criatividade e funciona como uma forma de entretenimento. “É muito bom fazer parte desse curso, pois vejo como um entretenimento, uma distração que me faz usar a criatividade, além de que aprendendo, posso usar lá fora como uma profissão”, destacou.
A iniciativa integra as ações de educação e profissionalização desenvolvidas nas unidades socioeducativas, fortalecendo oportunidades de capacitação e inclusão produtiva para os jovens atendidos.
