Cuidar do planeta e preservar o meio ambiente deveria ser uma prioridade para todo mundo, sendo de fundamental importância a realização de ações voltadas para este âmbito.
Em 2026, o Carnaval de Benevides promove uma campanha a favor da sustentabilidade. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e da Secretaria de Cultura (SECULT), a Prefeitura lançou o Eco Carnaval, um projeto que permite aos foliões trocarem embalagens plásticas por acessos exclusivos ao Circuito Nagibão.
A proposta visa reduzir o impacto ambiental gerado pelos resíduos sólidos durante os dias de festa, incentivando o descarte correto e a reciclagem. Segundo o planejamento da gestão, a ação foca no reaproveitamento de materiais que, normalmente, seriam descartados de forma irregular.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Carnaval no Parque da Cidade faz a alegria do público em Belém
- Carnaval 2026: confira os horários dos serviços estaduais
Como garantir o seu "Eco Ingresso" e "Eco Camarote"
Para participar, o folião deve ficar atento às regras de troca, que variam de acordo com o setor desejado:
- Eco Camarote (Experiência Exclusiva): Para garantir o vale-camarote, o cidadão deve entregar 50 embalagens plásticas (com tampa rosqueável, limpas e devidamente amassadas).
- Onde trocar: O ponto oficial é na Rua Paul Begot, s/n (sede da SEMMAT), ao lado do Templo Central da Igreja Universal.
- Eco Ingresso (Circuito Geral): Para quem deseja curtir a pista com consciência, basta levar 02 embalagens plásticas (também limpas e amassadas) diretamente ao acesso do circuito no dia em que deseja participar.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Calendário de Sustentabilidade
As ações do Eco Carnaval no Circuito Nagibão ocorrem nos dias:
- 14 de fevereiro (Sábado)
- 15 de fevereiro (Domingo)
- 17 de fevereiro (Terça-feira)
- 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas)
Gestão e Consciência
Para o Secretário de Cultura, Jefferson Bruno, a iniciativa reforça o selo de sustentabilidade de Benevides. "Você ajuda a cuidar do meio ambiente e ainda garante acesso à festa de forma consciente e sem custos extras e em espaços privilegiados. É diversão com responsabilidade!", afirma.
