O uso de tecnologias de monitoramento tem se tornado como uma importante ferramenta no combate à criminalidade, garantindo respostas mais rápidas por parte das forças de segurança. A integração entre inteligência, videomonitoramento e atuação em campo fortalece as estratégias de prevenção e repressão a delitos, contribuindo para as ocorrências e a punição dos envolvidos.
Uma ação rápida, com apoio do sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações (CIOp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), contribuiu para a identificação de uma motocicleta utilizada para dar apoio ao furto de outra moto, registrado no Boulevard Castilhos França, em Belém.
As imagens analisadas mostraram que dois homens participaram da ação criminosa, utilizando uma motocicleta. A partir dessas informações, o CIOp repassou os dados às equipes da Polícia Militar, que conseguiram localizar o veículo utilizado como apoio no Conjunto Panorama XXI, no Bairro do Mangueirão.
O veículo foi apreendido para os procedimentos legais, e os policiais conduziram um à delegacia para prestar esclarecimentos. A motocicleta furtada ainda não foi localizada. A Polícia Civil prossegue as investigações.
Integração - Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Ed-Lin Anselmo, a ocorrência demonstra a importância do investimento em tecnologia e da integração entre os órgãos de segurança. “O monitoramento em tempo real permite uma atuação mais rápida e eficiente. O CIOp tem papel estratégico nesse processo, apoiando as equipes em campo e fortalecendo o trabalho preventivo e ostensivo em todo o Estado”, destacou.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) continua ampliando o uso de tecnologia e inteligência para fortalecer o combate à criminalidade e garantir respostas mais ágeis à população.
