A perícia médica é uma das ferramentas mais importantes utilizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir a garantia correta de direitos previdenciários à população.
Por isso, o INSS amplia o acesso aos serviços de perícia médica no Pará já no início de 2026. A iniciativa beneficia segurados que aguardam avaliação para solicitar ou revisar benefícios aguardados.
Leia também
- INSS vai exigir novo cadastro obrigatório em 2026? Entenda
- Confira o calendário de pagamento do Pé-de-Meia em 2026
Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, o INSS promove um mutirão de perícia médica em 17 municípios paraenses. Ao todo, o instituto disponibiliza 2.165 vagas para atender segurados de diversas regiões do estado.
Desta forma, os segurados podem passar por avaliação médica para comprovar condições de saúde que justifiquem o recebimento de auxílios previdenciários.
Como agendar a perícia?
O agendamento prévio é obrigatório para participar do mutirão. Os interessados têm três opções de canais oficiais. São elas:
- Aplicativo Meu INSS;
- Site do INSS;
- Central telefônica 135.
Vale lembrar que a central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento por telefone permite que segurados sem acesso à internet consigam marcar suas perícias.
Expansão do atendimento
A iniciativa reforça a iniciativa para reduzir filas de possíveis beneficiários e melhorar o acesso aos serviços previdenciários.
A distribuição dos atendimentos contempla tanto a capital interior em busca de facilitar o deslocamento dos segurados e agilizar a concessão de benefícios.
