A Prefeitura de Belém publicou, na última sexta-feira (19), o Decreto nº 114.485/2026, que estabelece regras especiais para o funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública municipal durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

A medida, assinada pelo prefeito Igor Normando, tem caráter excepcional e busca conciliar o interesse público com o clima de mobilização nacional em torno do torneio, considerado um dos maiores eventos esportivos do planeta.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

De acordo com o decreto, o expediente dos servidores municipais será reduzido ou ajustado conforme o horário das partidas da Seleção Brasileira. A lógica definida pelo Executivo é a seguinte:

  • Jogos às 14h: expediente até 11h
  • Jogos às 16h: expediente até 13h
  • Jogos às 17h: expediente até 14h
  • Jogos às 18h: expediente até 15h
  • Jogos às 19h: expediente até 16h
  • Jogos às 21h30: dispensa a partir de 18h30 (quando aplicável ao horário regular do servidor)
  • Jogos às 22h: dispensa a partir de 19h (quando aplicável ao horário regular do servidor)

A administração municipal destaca que a medida busca permitir que os servidores acompanhem as partidas, sem comprometer a organização do serviço público.

Quer saber mais do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Serviços essenciais seguem mantidos

Apesar da flexibilização, o decreto reforça que os serviços considerados essenciais não sofrerão interrupção. Áreas como saúde, defesa social, arrecadação e demais setores estratégicos deverão manter escalas de trabalho para garantir atendimento contínuo à população.

Também estão incluídos nessa regra equipamentos culturais e turísticos, como parques, museus e teatros, além de serviços operados por organizações sociais conveniadas ao município.

Medida já está em vigor

O decreto passou a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município e segue válido durante o período da Copa do Mundo de 2026. Com isso, já a partir do próximo jogo do Brasil na competição, que será nesta quarta-feira (24), às 19h, contra a Escócia, o expediente irá até as 16h, conforme decreto municipal. 

A iniciativa segue uma tradição comum em anos de Copa do Mundo, quando administrações públicas em diferentes cidades do país adotam ajustes de expediente em razão dos jogos da Seleção Brasileira.

MAIS ACESSADAS