No dia 22 de agosto de 1982 foi quando tudo começou: a primeira edição do DIÁRIO DO PARÁ circula pelas ruas de Belém. Aquela edição era um sonho realizado de levar para a população um jornal desafiador às dificuldades impostas pelo regime militar da época, ao qual o jornalista Laércio Wilson Barbalho, idealizador e fundador do jornal, era feroz opositor. 

A manchete “Eleição Limpa” foi a primeira de muitas que seriam dadas pelo DIÁRIO e revela o nascimento de um jornal comprometido com a redemocratização do país e sendo inovador na forma e no conteúdo. Naquela época, a eleição de Jader Barbalho para o Governo do Estado surge como uma saída contra a ditadura que se impunha. Laércio já havia trazido as máquinas que rodariam o jornal de Bauru, em São Paulo, de uma oficina velha e já sucateada. 

O jornal seguiu a sua trajetória, passando por várias etapas de tecnologia, até chegar ao estágio atual, mantendo a linha editorial sempre em defesa dos interesses da coletividade. O DIÁRIO foi pioneiro do sistema offset no Estado e a fotocomposição acelerou o processo de impressão e modernizou o mercado. O posicionamento firme a favor dos interesses do cidadão, da democracia, da informação a serviço do público conquistou os leitores.

Como não poderia deixar de ser, Laércio Barbalho foi fundamental na fase embrionária da publicação. Ele trouxe ao jornal sua experiência política da época em que trabalhou no “O Liberal Baratista”, entre 1946 e 1964. A tarimba e a experiência política que repassou aos jornalistas da época foi fundamental e fez com que o jornal não parasse de circular, o que seria fatal para a publicação. Em maio de 2004, Laércio falece e entra para a história da imprensa paraense e nacional. 

QUALIDADE

Hoje, sob o comando de Jader Barbalho Filho, seu neto, o DIÁRIO se consolidou como um líder de mercado de jornais impressos no Pará, desde 2006, e vem ganhando prêmios de qualidade pelo mundo todo. E segue crescendo. “O segredo desse sucesso é um só: muito trabalho, qualidade editorial e bons projetos de marketing. Procuramos, incansavelmente, nos qualificar, inovar e investir. Sempre”, lembra Jader, diretor-presidente do jornal. Para celebrar este momento, o DIÁRIO trará, na edição do próximo domingo, dia 28 de agosto, uma edição especial em comemoração aos 34 anos de fundação.

VENDAS

1 milhão de leitores -Em dezembro de 2010, o DIÁRIO alcançou a expressiva marca de 1 milhão de leitores (cobertura máxima do jornal, ou seja, de leitores que no mês leram o jornal pelo menos uma vez), de acordo com pesquisa do Ibope.

(Diário do Pará)

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