Equipes da Polícia Civil trabalham, diariamente, para desarticular facções criminosas. Agora, policiais desdobraram a operação “Combustão”, deflagrada na última semana, com o objetivo de identificar membros da facção que estariam cobrando valores e, também, realizando ameaças e ataques contra comerciantes, mototaxistas e moradores no distrito de Icoaraci, em Belém.

Na manhã desta quinta-feira (18), foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva contra três homens acusados de envolvimentos em ataques a comerciantes. Eles têm envolvimento com facções criminosas atuantes no Pará. As prisões foram feitas no distrito de Icoaraci.

Criminosos fazem casal refém e roubam R$ 14 mil Pix no Pará

A investigação policial foi conduzida por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), vinculada à Diretoria de Polícia Especializada (DPE).

O delegado geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou que as investigações partiram de diversas ocorrências registradas sobre a ação de grupos criminosos, não só no distrito de Icoaraci, mas também em outras regiões da Região Metropolitana de Belém. 

Batalhão com cães prende quatro na Feira do Açaí em Belém

“A Polícia Civil juntou todas as informações através de ocorrências e deflagrou, há uma semana, a Operação Combustão. Além de ameaçar e extorquir os comerciantes, quando não atendidos, os acusados promoviam ataques, inclusive ateando fogo em estabelecimentos. Nós já fizemos duas prisões e hoje estamos fazendo mais três. São criminosos ligados a algum tipo de facção criminosa. A gente pede que quem estiver sendo vítima deste tipo de ação, que traga ao conhecimento da Polícia para que possamos tomar as providências devidas”, pontuou o delegado geral.

Dos três indivíduos detidos na manhã desta quinta-feira, dois deles foram identificados como Wendell Fabrício da Silva e Diego Dias Viegas. O terceiro é Welhington Aleixo Miranda, que já estava preso por outros crimes cometidos. 

Ainda de acordo com o delegado Walter Resende, as investigações vão prosseguir. “A Polícia Civil montou uma força-tarefa, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e está deflagrando essa operação, que já iniciou na semana passada”, frisou ele.

Acusada de envolvimento na morte de idosa fala sobre o crime

“Vamos fazer outras prisões para que possamos garantir aos comerciantes o livre movimento do seu comércio, do seu estabelecimento e que ele possa trabalhar tranquilamente”, assinalou o titular da Polícia Civil. 

As investigações prosseguem a fim de identificar outras pessoas envolvidas nos crimes investigados. Os dois presos foram encaminhados à unidade policial para os procedimentos necessários e serão apresentados à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Civil realiza operação no distrito de Icoaraci, em Belém. Foto: Polícia Civil/Divulgação

MAIS ACESSADAS