A Polícia Civil do Pará (PC) realizou entre os dias 13 e 18 de setembro, a operação "Guamá Sem Drogas", com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular pontos de venda de entorpecentes na região, para que resulte em mais segurança da comunidade.
Durante a ação, foram apreendidas pequenas quantidades de drogas e duas pessoas foram detidas: uma por porte ilegal de arma de fogo e outra com mandado de prisão em aberto, resultado de investigações baseadas em informações do Disque-Denúncia 181.
“O sucesso da operação reflete o esforço da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas, não apenas no Guamá, mas também em outras áreas de Belém e Região Metropolitana. Nosso foco é retirar as drogas de circulação e proporcionar um ambiente seguro para os moradores”, destacou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.
Conteúdo Relacionado
A operação teve o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), que disponibilizou os cães farejadores para localizar substâncias ilícitas. Na última sexta-feira (13), por exemplo, uma busca em um imóvel resultou na apreensão de uma arma de fogo sem registro, levando à prisão do morador por posse ilegal.
"O combate efetivo ao tráfico de drogas é um dos esforços rotineiros das unidades da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), pois assim, indiretamente estamos enfrentando todos os tipos penais que decorrem do tráfico, não somente crimes contra o Patrimônio, como também os crimes contra a vida, em especial ao homicídio", afirmou o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Daniel Castro.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão, seguindo as diretrizes da Polícia Civil. Esta ação reflete o combate à criminalidade do sistema de segurança do Governo do Estado com a sociedade, fortalecendo os laços de confiança entre a população e os agentes.