O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que descreve diversas condutas que caracterizam o ilícito, proibindo qualquer tipo de venda, compra, produção, armazenamento, entrega ou fornecimento, mesmo que gratuito, de entorpecentes.
Na manhã de quinta-feira (07), uma operação da Polícia Militar do Pará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu quatro pessoas por suspeita de tráfico de drogas e apreendeu 334 quilos de drogas, uma arma de fogo, munições e outros objetos para a utilização em crimes, no município de Rurópolis, na região oeste do Pará.
VEJA TAMBÉM
- PM é vítima de atentado e encontrado amarrado na Ceasa
- PC prende dupla que sequestrou e extorquiu dentista
- Ex-PM morto foi expulso e sofreu tentativa de homicídio
“Foi um serviço de inteligência da Polícia Militar e também do policiamento ostensivo, que conseguiu de forma integrada dar uma resposta à sociedade e também desarticular as organizações criminosas, através da descapitalização. O Estado do Pará já havia batido no final de outubro o recorde de apreensão de drogas de todos os anos, e 2024 já é o ano com maior apreensão de drogas na história do Pará. Com essa apreensão, a gente já começa a avançar para as 12 toneladas de drogas, que será certamente um feito histórico”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Ação integrada
O Serviço de Inteligência da PM informou a PRF sobre a saída de um veículo suspeito do município de Santarém. O carro estava caracterizado como ambulância de hemodiálise. Os criminosos foram abordados na Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), em Rurópolis. Os agentes encontraram em um fundo falso do veículo mais de 300 quilos de skunk (também denominada skank, uma variedade de maconha), uma pistola 9 milímetros, munições, balanças, celulares, relógios e dinheiro em espécie.
Quer mais notícias de polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp
“A Polícia Militar tem intensificado o combate às drogas no sudoeste e oeste do Pará, onde conseguimos com um êxito aumentar o número de apreensões. Estamos, cada vez mais, aumentando a nossa capacidade para combater o tráfico de drogas”, destacou o coronel da PM Pedro Paulo de Oliveira Coelho, comandante do Policiamento Regional X, em Rurópolis.
Outras apreensões
Durante o monitoramento da ação em Rurópolis, o Núcleo Regional de Inteligência de Santarém também conseguiu identificar estabelecimentos comerciais que serviam de ponto de apoio ao armazenamento da droga e distribuição para outros municípios. Nos locais, a polícia apreendeu tabletes com cerca de 90 kg de substâncias análogas ao crack e à maconha, uma carabina, munições e outros objetos. Duas pessoas foram presas e apresentadas na 16ª Seccional Urbana de Santarém.
“Foi mais um duro baque no crime organizado. O tráfico de drogas vem sendo altamente combatido através de ações do governo do Estado, como a criação da base Candiru, em Óbidos, além de diversas operações feitas pelos órgãos de segurança”, disse o coronel da PM Tarcísio Morais da Costa, comandante de Policiamento Regional I em Santarém.