Na última quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que garante castração química a pedófilos, o que engloba diversos tipos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Em novembro, o presidente Lula sancionou a lei nº 15.035/2024 que inclui no Código Penal a autorização para realização de buscas por nome completo e CPF para os condenados por crimes relacionados a abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
Todas essas alterações na lei, tem a incumbência de agravante em crimes cometidos contra crianças e adolescentes e buscam desse modo, aumentar a penalização a quem praticar tais infrações.
Em Tucuruí, no sudeste paraense, a equipe policial da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um homem investigado por armazenar conteúdo pornográfico infanto-juvenil. Durante a ação, o suspeito foi preso em flagrante.
Quer mais notícias sobre Polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp
No decorrer do cumprimento do mandado, os agentes encontraram no celular do investigado vídeos que envolviam crianças e adolescentes, caracterizando crime de conteúdo infantil ilícito.
Na casa do homem, foram apreendidos um celular e um computador que pertenciam à ele. Os materiais foram encaminhados para a extração de dados e análise pericial.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais. As investigações continuam para aprofundar o caso e identificar outros possíveis envolvidos no crime.