Em regiões onde rios, estradas e fronteiras invisíveis se cruzam, o combate à criminalidade muitas vezes depende de um detalhe decisivo: a informação que chega no momento certo. É a partir dessas pistas, quase sempre anônimas, que operações ganham forma e ações silenciosas produzem impactos expressivos na segurança pública local.
Foi assim que, na manhã desta terça-feira (27), durante a Operação Tolerância Zero, policiais militares do 41º Batalhão da Polícia Militar realizaram a maior apreensão de munições de uso restrito da história de Oriximiná, no Oeste do Pará. A ação ocorreu após uma denúncia que apontava a existência de um ponto de comércio ilegal de munições, conhecido como "Rampa da Kigelo". Um homem foi preso e uma grande quantidade de material bélico foi retirada de circulação.
CONTEÚDO RELACIONADO
- VÍDEO: Gato é encontrado morto e pendurado em varal em Ananindeua
- Homem é preso por venda irregular de canetas emagrecedoras no Pará
- Policial militar é morto a tiros em farmácia de Ananindeua
As diligências começaram por volta das 10h30, quando a equipe recebeu informações sobre um suspeito que estaria vendendo munições livremente. De posse das características repassadas, os policiais se deslocaram até o local indicado e abordaram um homem de 54 anos, identificado pelas iniciais J.R.P., que estava com diversas caixas de munições de diferentes calibres.
Quer mais notícias de polícia? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Durante a abordagem, o suspeito informou que o material teria origem em Manaus (AM) e revelou que mantinha mais itens em sua residência. No imóvel, os policiais encontraram uma quantidade ainda maior de munições, além de espoletas, balins, estojos de vários calibres e pólvora, reforçando a suspeita de comercialização ilegal em larga escala.
Todo o material apreendido, assim como o suspeito, foi encaminhado à Unidade Integrada de Polícia (UIP) de Oriximiná, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. Também foram apreendidos um telefone celular e uma motocicleta, que podem ter sido utilizados na logística do esquema.
GOLPE NO TRÁFICO DE ARMAS
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Ed-Lin Anselmo, destacou que a ação representa um duro golpe na cadeia do armamento ilegal na região e reforçou a importância da participação da população por meio das denúncias. Já o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Sérgio Neves, classificou a ocorrência como um marco no município, ressaltando o impacto direto da apreensão na proteção da população de Oriximiná e municípios vizinhos.
Ao todo, foram retirados de circulação 425 cartuchos de diversos calibres, além de dezenas de estojos, cerca de 55 quilos de balins, espoletas e mais de 200 unidades de pólvora, configurando uma apreensão inédita no município e um avanço significativo no enfrentamento ao comércio ilegal de munições no oeste paraense.
CONFIRA AS MUNIÇÕES APREENDIDAS:
- Espoletas
- 2 caixas com 1.000 unidades cada
- 30 estojos de espoletas cheias
- 19 estojos de espoletas secas
- Balins (chumbo)
- 5 pacotes de balins 3T (5 kg cada)
- 1 pacote de balins SSG (5 kg)
- 1 pacote de balins 2T (5 kg)
- Aproximadamente 55 kg de balins diversos
- Munições (cartuchos)
- Calibre 28: 7 caixas (100 munições)
- Calibre 32: 5 caixas (50 munições)
- Calibre 36: 7 caixas (85 munições)
- Calibre 16: 5 caixas (60 munições)
- Calibre 12: 7 caixas (70 munições)
- Calibre 20: 3 caixas (60 munições)
- Total de cartuchos: 425 unidades
- Estojos
- Calibre 24: 1 caixa (25 unidades)
- Calibre 32: 1 caixa (30 unidades)
- Calibre 36: 1 caixa (25 unidades)
- Total de estojos: 80 unidades
- Pólvora
- 1 caixa com 230 unidades de pólvora tipo “jacaré” (50 g cada)
- Materiais diversos
- 4 funis para fracionamento de balins
- 1 cuba com cerca de 20 kg de balins
- 1 aparelho celular
- 1 motocicleta preta
