Faltam poucos meses para eleições 2022, que definirão quem irá comandar o país pelos próximos quatro anos. E segundo uma pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (13), a corrida presidencial segue com um candidato com vantagem.

A Pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente, com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, é o segundo, com 32%.

Pesquisa aponta Lula com 46% e Bolsonaro com 29%

A pesquisa ouviu, via telefone, 1 mil entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 9 e 11 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02603/2022

Na semana passada, a pesquisa Ipespe também apontou vitória do petista. Jair Bolsonaro oscilou positivamente, de 31% para 32% —dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, a diferença entre Lula e Bolsonaro é de 12 , a menor do histórico do instituto desde 2021.

Cenário estimulado para 1º turno:

Lula (PT): 44% Jair Bolsonaro (PL): 32% Ciro Gomes (PDT): 8% João Doria (PSDB): 3% André Janones (Avante): 2% Simone Tebet (MDB): 1% Felipe D'Avila (Novo): 0% Luciano Bivar (União Brasil): 0% Vera Lucia (PSTU): 0% Eymael (DC): 0% Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7% Não sabe/não respondeu: 3%.

A senadora Simone Tebet (MDB) registrou 1% e também ficou estável. O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo) oscilou negativamente e não pontuou —na pesquisa anterior ele tinha 1%. A sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o deputado feder Luciano Bivar (União Brasil) também não pontuaram

MAIS ACESSADAS