Estamos em ano de eleições e a pesquisa eleitoral possui um papel fundamental na sociedade atual. É muito importante que atores como o público, os políticos, os meios de comunicação e demais grupos interessados, tenham acesso aos dados exatos e sem distorções a respeito do pensamento e intenções da população.

A pesquisa eleitoral mostra por exemplo, o grau de satisfação da população com o desempenho da administração pública federal, governamental ou municipal, ou ainda o grau de aceitação ou rejeição por uma determinada ação do governo. 

A pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada nesta quinta-feira (23), mostra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, desempenho que lhe garantiria vitória no primeiro turno. A vantagem do petista sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) é de 19 pontos.

Bolsonaro aparece em segundo lugar com 28%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 8%; o deputado André Janones (Avante), com 2%. Já a senadora Simone Tebet (MDB), marca 1%, o mesmo desempenho de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Votos em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 7% e quem não sabe, 4%.

Na comparação com a pesquisa feita no fim de maio, Lula variou um ponto para baixo e Bolsonaro oscilou um ponto para cima. O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre ontem e hoje, o que resulta numa margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-09088/2022. e tem nível de confiança de 95%.

Vantagem do petista é de 19 pontos no cenário estimulado. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS