Segundo a nova pesquisa do Datafolha, realizada de terça (16) a quinta (18), o ex-presidente Lula tem hoje 47% dos votos válidos, perante 35% do oponente mais bem colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na rodada anterior, no fim de julho, Lula tinha 52%.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

A margem de erro dos levantamentos é de dois pontos para mais ou menos, então o petista pode ter mais confortáveis, já que André Janones (Avante) somava, sempre em torno de 2%.

O deputado mineiro desistiu para apoiar Lula. O Pros, que não pontuava com Pablo Marçal, também fez isso, mas a decisão final do imbróglio interno do partido sobre ter candidato será decidido pela Justiça.

O aumento de Bolsonaro ainda é tímido, mesmo com o pagamento de auxílios para categorias coo caminhoneiros e taxistas, além do Auxílio Brasil.

Ciro Gomes (PDT), o terceiro colocado, tem 8% dos válidos. O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16) e esta quinta (18). A pesquisa, contratada pela Rede Globo e pela Folha, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

Youtuber agredido por Bolsonaro é ex-cabo do Exército. Veja

Voto válido é a métrica adotada pela Justiça Eleitoral para contabilizar o resultado final das eleições, e exclui os brancos e nulos. É declarado vencedor sem necessidade de um segundo turno qualquer candidato que ultrapasse em um voto a barreira dos 50% do eleitorado.

Belém e Ananindeua ficam sem água após falta de energia

Com a modorrenta situação de Ciro e de Simone Tebet (MDB) nos escalões inferiores da disputa, haverá também uma pressão adicional sobre essas candidaturas: como ambas se posicionam como independentes, mas mais hostis a Bolsonaro em termos de perfil de eleitorado, o risco do discurso de voto útil em Lula contra o presidente deverá subir.

Lula mantém a liderança nas pesquisas Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS