O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com representação e pedido de cassação do mandato de Carla Zambelli (PL/SP), por suposto vínculo à tentativa de golpe de 08 de janeiro. 

De acordo com a sigla, o novo pedido se baseia em "novas falas incitadoras de Golpe de Estado" feitas pela parlamentar. Zambelli foi citada em depoimento à Polícia Federal pelo ex-Comandante da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, que afirmou que Zambelli teria feito pedido ilegal.

Segundo o PSOL, as falas de Zambelli "são extremamente graves" e a prática é "incompatível com a ética e o decoro parlamentar e é um "imperativo" que a Câmara casse a deputada.

Conteúdo relacionado:

"Carla Zambelli é um dos maiores expoentes do golpismo - e, portanto, do desrespeito ao Estado Democrático de Direito - dentro da Câmara dos Deputados", escrevem a presidente do PSOL, Paula Coradi, e os 14 deputados da federação PSOL-Rede que assinam o documento. "É fundamental que a representação chegue ao Conselho de Ética: e a cassação da Deputada Carla Zambelli, mais do que uma possibilidade, agora se torna um imperativo."

Quer ver mais notícias de política? Siga nosso canal no WhatsApp.

Outro pedido de cassação já havia sido feito pela legenda em 2023, também contra Zambelli. O pedido anterior se baseia em delação do hacker Walter Delgatti Neto, que teria contato com Bolsonaro intermediado por Zambelli para invasão do sistema das urnas eletrônicas. O primeiro pedido ainda não foi recebido pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

MAIS ACESSADAS