A Câmara dos Deputados votou, na última terça-feira (09) pelo retorno do seguro para vítima de acidentes de trânsito, o DPVAT, extinto pelo Governo Bolsonaro em 2019. 

Apesar de criticado pela oposição, deputados bolsonaristas votaram a favor do retorno do tributo, chamado agora de SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito).

Um deles, o deputado Maurício Souza (PL/MG) disse em seu Instagram ter "se confundido", e que era contra qualquer tipo de imposto. 

Conteúdo relacionado

"Teve 305 votos, para passar precisava de 251. Se o meu voto fosse o 252, eu nem dormiria à noite. Não sei nem o que faria com a minha consciência", disse. Apesar da aparente "confusão" do Deputado, 19 outros colegas de partido também votaram a favor.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Maurício, criticou a aprovação do projeto no X (antigo Twitter).

- Por excesso de arrecadação e denúncia de desvios, o Governo Jair Bolsonaro extinguiu o DPVAT em 2021.

- Ontem, lamentavelmente, Lula aprovou projeto de sua autoria para a volta do DPVAT, com outro nome: SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de…

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 10, 2024

O novo SPVAT será administrado pela Caixa Econômica Federal. A justificativa para o retorno do tributo é a quantidade de solicitações para o benefício.

Faltavam recursos para pagar as vítimas de acidentes de trânsito e outras pessoas que teriam direito ao benefício. Sem R$ 230 milhões necessários para pagar todos os valores devidos no ano passado, a Caixa, que administra o fundo com os restos do que foi arrecadado até 2020, precisou adiar os pagamentos.

Quer ver mais notícias de política? Acesse nosso canal no WhatsApp

Veja o vídeo do deputado:

MAIS ACESSADAS