As eleições para escolher o próximo presidente do país estão marcadas apenas para 2026, mas os movimentos já começaram. Ronaldo Caiado, governador de Goiás pelo União Brasil, está se posicionando como um dos possíveis candidatos presidenciais, o que está incomodando o ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a jornalista Bela Megale, do Globo, Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 e buscando reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vê Caiado agindo como se ele próprio estivesse "fora do jogo". O governador de Goiás tem se tornado cada vez mais presente em eventos de interesse da direita, como sua viagem a Israel e participação em manifestações pró-Bolsonaro. Além disso, ele e a liderança do União Brasil estão em contato com equipes de marketing e institutos de pesquisa.

Recentemente, a Quaest divulgou um levantamento indicando que Caiado é o governador mais alinhado com Bolsonaro e tem o maior índice de aprovação em seu estado, com 86%, seguido por Ratinho Junior (PSD-PR) com 79%, e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG), empatados com 62% de aprovação.

Conteúdos relacionados:

No entanto, ainda falta o apoio de Bolsonaro, que provavelmente esperará até o último momento para decidir se será um dos candidatos à presidência. Segundo o blog, Bolsonaro vetou a entrada de Caiado no PL, seu partido, devido ao posicionamento do governador, que é médico por formação e defendeu o isolamento social e a vacinação durante a pandemia, duas questões em que o ex-presidente era veementemente contrário.

Quer ler mais notícias de Política? Acesse nosso canal no Whatsapp 

MAIS ACESSADAS