A prefeita do município de Abaetetuba, Francineti Carvalho, foi alvo de ameaça na manhã do último sábado (19), no momento que fazia a inspeção de uma obra na cidade.
Segundo informações da própria gestora em um vídeo publicado no Instagram, ela contou que estava fiscalizando um trabalho de asfalto no município ao lado da secretária de obras, Andreia Pacheco, e sua equipe, quando dois homens que estavam em uma moto sem placa se aproximaram dela e interromperam a gravação.
Um deles estava encapuzado e outro portava um celular. Ainda segundo a prefeita, os suspeitos proferiram palavras agressivas e a ameaçaram. O homem de camisa azul filmou a gestora sem a permissão da mesma dizendo que a rua não seria asfaltada até o final.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
"A democracia precisa ser respeitada. Uma coisa é alguém questionar direitos. Outra coisa é alguém tentar intimidar duas mulheres na base do grito", disse a gestora.
A prefeita foi à delegacia de polícia do município e registrou um boletim de ocorrência contra os suspeitos.
VEJA O VÍDEO:
A equipe de reportagem do DOL procurou a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, que emitiu uma nota, por meio de sua assessoria. Na nota, a história contada pela prefeita no vídeo é reafirmada, ressaltando que "diante do risco iminente à integridade física, a agenda foi imediatamente cancelada, e a comitiva seguiu diretamente para a delegacia para registrar a ocorrência e solicitar as medidas cabíveis".
A nota também afirma que "o artigo 326-B do Código Eleitoral considera crime condutas que assediem, constranjam, humilhem, persigam ou ameacem candidatas ou detentoras de mandato eletivo, com a finalidade de impedir ou dificultar sua campanha ou o desempenho de suas funções. Portanto, além de configurar uma ameaça, que por si só já justificaria ações na esfera criminal, a ação caracteriza-se como violência política de gênero, que agride diretamente o Estado Democrático, pois tende a minar a participação feminina na vida pública, favorecendo a sub-representação e comprometendo a diversidade nos espaços de decisão. "
A nota ainda afiram que "esta ocorrência não pode ser vista como um ato isolado, dada a postura de algumas forças políticas no município após o resultado das últimas eleições que, inconformados com a derrota nas urnas tentam minar a confiança da população no sistema eleitoral, questionando os resultados e fomentando um clima de desconfiança e polarização"
Francineti Carvalho (MDB) é atual prefeita do município de Abaetetuba e se reelegeu com 41,72% dos votos válidos no primeiro turno das eleições municipais.