As eleições municipais de 2024 estão chegando ao fim. Neste domingo (27), o eleitor voltará às urnas eletrônicas para escolher os prefeitos que governarão Belém e Santarém pelos próximos quatro anos, com início no dia 1º de janeiro.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou neste sábado (26) a emissão da zerésima do Sistema de Totalização de Votos (Sitot) para o segundo turno das eleições municipais de Belém e Santarém. A cerimônia foi realizada no Centro de Atendimento do Eleitor, no bairro da Pedreira, em Belém.
A zerésima do Sitot consiste em um relatório comprovando que o sistema está zerado antes de receber os dados das urnas eletrônicas neste domingo (27), quando o pleito será realizado.
Quer maios notícias de política? acesse o nosso canal no WhatsApp
O procedimento é considerado de fundamental importância para garantir a lisura do processo eleitoral, já que assegura que os votos serão computados de maneira correta no dia da eleição, de acordo com o voto dos eleitores de Belém.
Já no domingo é realizado um procedimento semelhante, onde cada seção eleitoral emitirá um relatório comprovando que as urnas estão zeradas. O procedimento ocorre antes das 8h, horário em que os pontos de votação serão abertos e os eleitores poderão votar.