Durante a cerimônia de outorga da Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, neste domingo, 12 de janeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito de Belém, Igor Normando, assinaram um convênio para a instalação de um monumento em homenagem à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A escultura deverá ter no máximo 7,5 metros de altura, apresentar uma linguagem artística atual, não contar com pedestal e dialogar com a ambiência do entorno. O monumento em homenagem à COP 30 será instalado no Portal da Amazônia, um dos principais cartões-postais de Belém.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Governo celebra 409 anos de Belém e entrega obra para COP30
- Belém recebe entregas históricas no aniversário de 409 anos
O projeto será selecionado por meio de um edital de chamamento público, permitindo que artistas e arquitetos apresentem suas propostas até o dia 13 de fevereiro de 2025.
O prefeito Igor Normando destacou que “a escultura será um marco permanente na paisagem urbana, simbolizando o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação ambiental”.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Já o ministro Celso Sabino afirmou que “a iniciativa visa celebrar a realização da COP 30 em Belém, reforçando o protagonismo da Amazônia nas discussões climáticas globais”.
Para mais informações sobre o edital e as especificações técnicas do monumento, os interessados podem acessar o site oficial do Ministério do Turismo. As características, dimensões e o local de instalação do monumento estão detalhados no site https://www.gov.br/turismo, e as manifestações de interesse podem ser enviadas até as 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2025, por meio do sistema www.doacoes.gov.br.
MEDALHA FRANCISCO CALDEIRA CASTELO BRANCO
A Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco é a mais alta honraria concedida pela Prefeitura de Belém. Instituída pelo Decreto Municipal nº 14.538, de 1º de agosto de 1978, durante a gestão do prefeito Ajax Carvalho D’Oliveira, a comenda homenageia o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém em 1616.
A medalha é destinada a reconhecer pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao município ou que possuam mérito excepcional digno de distinção. A entrega da comenda ocorre tradicionalmente durante as celebrações do aniversário de Belém, em 12 de janeiro, destacando indivíduos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural ou ambiental da capital paraense.
Ao longo dos anos, diversas personalidades de diferentes setores da sociedade têm sido agraciadas com a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, refletindo a diversidade e a riqueza das contribuições que fortalecem e valorizam a cidade de Belém.
Homenageados de 2025
- 1. Francisco das Chagas Silva Melo Filho - Chicão (Presidente da ALEPA)
- 2. Fernando de Castro Ribeiro (Conselheiro do TCE-PA)
- 3. Zaynara Damasceno Cruz (Cantora)
- 4. Marco Antônio Rodrigues Normando (Gestor do 1º Centro Regional de Saúde – SESPA)
- 5. Mônica Palheta Furtado Belém (Defensora Pública do Estado do Pará)
- 6. Rossieli Soares da Silva (Secretário de Educação – SEDUC)
- 7. Ministério do Turismo (Instituição)
- 8. Roberto Gonçalves de Moura (Vice-Presidente do TJ-PA)
- 9. Luiz Sérgio Pinheiro Filho (Advogado)
- 10. Alano Luiz Queiroz Pinheiro (Ex-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PA)
- 11. Tibúrcio Pereira Barros (Agente de limpeza mais antigo – SESAN)
- 12. Lília Cristiane Barbosa Melo (Professora)
- 13. Loiane Prado Verbicaro (Vice-Reitora da UFPA)
- 14. Lúcio Dutra Vale (Conselheiro do TCM-PA)
- 15. Ivete Gadelha Vaz (Secretária de Saúde – SESPA)
- 16. Sávio Barreto Lacerda Lima (Presidente da OAB-PA)