Pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada neste sábado (6), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteria vantagem em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O parlamentar foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como seu pré-candidato ao Planalto em 2026.

Segundo o levantamento, Lula registraria 51% das intenções de voto, enquanto Flávio alcançaria 36%. Outros nomes associados ao campo político de Bolsonaro também foram avaliados. Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr. (PSD-PR) apareceram com cinco e seis pontos de desvantagem, respectivamente, em simulações contra Lula.

A pesquisa foi concluída antes da confirmação oficial de Flávio Bolsonaro como pré-candidato. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Simulação de primeiro turno

No cenário que inclui Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 41%. Flávio soma 18%, seguido por Ratinho Jr. (12%), Ronaldo Caiado (7%) e Romeu Zema (6%). Outros 13% declararam voto em branco, nulo ou abstenção, enquanto 3% não responderam.

Outros cenários de segundo turno

O instituto também avaliou outras possibilidades:

  • Eduardo Bolsonaro x Lula: 52% para Lula e 35% para Eduardo.
  • Michelle Bolsonaro x Lula: 50% para Lula e 39% para Michelle.

O Datafolha incluiu ainda a simulação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso em Brasília por acusação de tentativa de golpe de Estado e considerado inelegível pelo TSE. Nesse cenário, Lula teria 49% e Bolsonaro, 40%.

Quer mais notícias de política? acesse o nosso canal no WhatsApp

Desempenho de outros governadores

Tarcísio de Freitas aparece com 42% contra 47% de Lula. Ratinho Jr. tem 41%, também contra 47% do petista.

Níveis de rejeição

A maior taxa de rejeição registrada é a de Jair Bolsonaro, com 45% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Lula aparece logo depois, com 44%. Na sequência estão Flávio Bolsonaro (38%), Eduardo Bolsonaro (37%) e Michelle Bolsonaro (35%). Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado apresentam taxas entre 20% e 21%.

MAIS ACESSADAS