Pouco mais de 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024 que acontecerá neste domingo (06). No entanto, muitos eleitores ainda têm dúvidas de onde terão que votar e a Justiça Eleitoral orienta que os cidadãos confirmem o local com antecedência no dia do pleito.
Para evitar dores de cabeça no dia do voto, é fundamental que os eleitores consultem o local onde irão exercer o sufrágio. Para isso, basta seguir algumas dicas.
Consulte o site do TSE
A consulta ao local de votação é simples e pode ser feita no próprio site do Tribunal Superior Eleitoral. Na página de Atendimento Eleitoral, o eleitor pode clicar na aba "Onde votar". Para fazer a autenticação, basta fornecer o nome, número do título ou CPF do eleitor. Nos três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.
Quer mais notícias sobre Eleições 2024? Acesse nosso canal no WhatsApp
As páginas do 26 TRE's também dispõem de espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação.
E-Título
O aplicativo E-Título informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio da ferramenta de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral.
O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativo para smartphones que operam nos sistemas Android e IOS até este sábado (05).
O que levar no dia da votação?
No dia votação, não é obrigatório levar o título, caso o eleitor tenha o aplicativo E-Título.
O documento precisa estar em situação regular e caso o eleitor esteja com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.
Na seção, é exigida apenas o documento de identidade oficial com foto, como o e-Título, o RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho e carteira de reservista.