Às vésperas do aniversário de 361 anos de Santarém, o governo do Estado promoveu uma agenda com várias entregas de equipamentos, voltadas principalmente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do município. O governador Helder Barbalho (MDB), que está na cidade para as comemorações, entregou ontem (21), a nova orla do município, com urbanização e sinalização.

O projeto da orla da cidade, que já opera com amplitude de execução, está transformando a frente da cidade, melhorando a trafegabilidade, ordenando a atração de embarcações e facilitando o tráfego, especialmente dos moradores de comunidades ribeirinhas que chegam a Santarém. Além disso, também vai estender o espaço de lazer e contemplação, que brevemente estará concluído. “Esta é uma obra histórica e estruturante para o município de Santarém. Uma obra que vem fortalecer os espaços de lazer e que estimula cada vez mais que as belezas naturais possam estar de encontro com a infraestrutura da cidade para estimular o turismo. Essa obra deixando Santarém mais bela e mais bonita. Me sinto realizado de ter tido a oportunidade de colaborar para que ela saísse do papel, consolidando a beleza de Santarém, dando ainda mais condições de acolher as pessoas”, disse o governador Helder Barbalho.

Também houve a entrega do Núcleo Integrado de Operações e o lançamento do programa de Pró-Mulher. O Núcleo Integrado de Operações (Niop), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), é o principal meio de comunicação para receber chamadas de ocorrências de urgência e emergência, através do 190 e 193. O funcionamento do órgão ocorre de forma ininterrupta nos sete dias da semana, 24 horas, garantindo a segurança da população local e promovendo o atendimento imediato diante de qualquer demanda.

No Niop também são registradas as imagens do monitoramento feito no município, que atualmente é composto por 25 câmeras de segurança, distribuídas estrategicamente na sede do município e na Vila de Alter-do-Chão, das quais 16 têm inteligência artificial com identificação de placas veiculares. O Niop também será a base que receberá as chamadas do Programa “Pró-Mulher Pará”, que tem como objetivo realizar ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica na região.

Durante a manhã de segunda-feira (20), uma equipe de Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev) e Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculados à Segup, realizaram uma capacitação para cerca de 100 agentes de segurança e rede de atendimento à mulheres vítimas de violência, com o objetivo de capacitar e alinhar as ações a serem executadas, de forma integrada, diuturnamente no enfrentamento à esse tipo de violência. Além de agentes de segurança pública, centros de apoio e órgãos estaduais e municipais estiveram presentes e atuarão em conjunto com a Segurança pública. O Pró-Mulher funciona por meio de denúncias feitas para o canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190 do Niop.

ESTRUTURA

Ainda em Santarém, houve a assinatura de convênio para a construção de terminal de embarque e desembarque de passageiros no distrito de Arapixuna; assinatura da Ordem de Serviço para a construção da policlínica de Santarém; assinatura de convênio para pavimentação da av. Dom Frederico Costa, entre a rua Maringá e à rua C; assinatura de convênio para revitalização da praça do Santíssimo; assinatura de convênio para implantação, ampliação e reconstrução de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais de Santarém, que vão beneficiar cerca de 3,5 mil pessoas; assinatura de convênio para construção da praça do Cipoal; e assinatura de convênio para construção de praça no município de Mojuí dos Campos.

Garantindo a ampliação dos serviços da corporação, com ações estratégicas de fiscalização, combate a incêndios urbanos e florestais e atendimento emergencial, o Governo do Pará, por meio da Segup, entregou o primeiro Posto Avançado do Corpo de Bombeiros da região oeste, situado na Vila de Alter do Chão, em Santarém.

O Posto Avançado está vinculado ao 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), e funcionará todos os dias, no período de 24h, garantindo o atendimento necessário às demandas solicitadas pelos moradores da região. As obras de construção do Posto iniciaram no mês de maio de 2021, onde o Estado empregou, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP), o valor de R$ 395.237, 44, garantindo toda a construção e instalações do novo prédio.

A unidade foi construída em uma área de 177,38 m², com alojamentos masculino e feminino com banheiros, copa, cozinha, recepção, almoxarifado e lavabo, além de uma garagem para viaturas operacionais. O novo prédio também conta com espaço para planejamento de ações de prevenção e combate a incêndios. “Espaços como essa orla, as obras de pavimentação, o Centro de Convenções, o novo Colosso do Tapajós, o ginásio Poliesportivo do Oeste do Pará, o Hospital Materno-infantil e outros investimentos em educação e saúde, compõem um conjunto de investimentos do governo do Estado para a cidade, o que mostra o nosso compromisso com Santarém e região”, finalizou o governador.

MAIS ACESSADAS