Com as queimadas que continuam atingindo o estado do Pará, a fumaça segue sendo uma grande preocupação à saúde pública, em especial em municípios como Santarém.
O prefeito, Nélio Aguiar, anunciou neste domingo (24), as medidas tomadas pela prefeitura de Santarém para a situação de emergência que passa o município com a fumaça das queimadas nos arredores.
"Estamos passando por uma situação de calamidade pública em relação à qualidade do ar em Santarém, colocando em risco, inclusive, a saúde da nossa população. Santarém não está entre os 20 municípios com maiores focos de queimadas, mas essa fumaça está se concentrando sobre a cidade de Santarém", disse o prefeito.
Ele fez um ofício ao Governo Federal solicitando a presença das Forças Armadas e da Guarda Nacional no município para o combate às queimadas. Ele também solicitou ao governo do Pará a intensificação no combate a crimes ambientais.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo com dados do The Weather Channel, o Índice de Qualidade do Ar em Santarém é considerado "muito insalubre" na noite deste domingo. A plataforma aponta um valor de 228 em PM2.5, que são partículas inferiores a 2,5 microns. Mais informações podem ser obtidas no portal OESTADONET,