Os agentes de segurança desempenham papel essencial, seja na terra ou nos rios. Estão sempre alertas para combater crimes como o narcotráfico e a exploração ilegal de recursos, resguardando a segurança das comunidades ribeirinhas e o meio ambiente. Mais uma ação desses guardiões foi registrada na manhã deste sábado (28).
Uma carga com mais de 150 m³ de madeira serrada, transportada com documentação irregular em uma embarcação, foi apreendida durante uma ação de fiscalização realizada pelos agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) e das polícias Civil e Militar, que atuam na Base Fluvial Integrada Antônio Lemos.
O flagrante aconteceu na manhã de hoje durante uma fiscalização integrada, como parte da operação “Protetor das Fronteiras e Divisas”. A embarcação saiu de Santarém, oeste do Pará, com destino a Belém (PA).
Veja também:
O empurrador do Jaguar III, com a Balsa Jainara, foi abordado pelos policiais. Na ocasião, eles se deslocavam pelo Rio Tajapuru. A carga ilegal foi encontrada no interior da balsa.
Ao verificar os documentos de Guia Florestal, foi constatado que a madeira havia sido registrada como “Já Recebida”, embora ainda estivesse “em trânsito”, o que caracteriza irregularidades na documentação.
Quer mais notícias de Santarém? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Diante das irregularidades, a carga foi apresentada à Polícia Civil para procedimentos cabíveis e, posteriormente, ao órgão municipal para finalização dos procedimentos administrativos.