O saque FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), com valores disponíveis de até R$ 1 mil, começou a ser liberado desde 11 de maio para os nascidos no mês de abril, aumentando as expectativas entre milhares de trabalhadores que tinham a chance de conseguir uma grana a mais no mês.

Governo Bolsonaro quer diminuir FGTS dos trabalhadores

Agora, mais um grupo de beneficiários poderá resgatar esse recurso. De acordo com o calendário de pagamentos da Caixa Econômica Federal, o próximo grupo liberado será para os nascidos em maio neste sábado (14). Os recursos serão disponibilizados para cerca de 42 milhões de trabalhadores. A expectativa é uma injeção de R$ 30 bilhões na economia do país.

Neste ano há uma novidade. Os trabalhadores não precisam mais se deslocar para uma agência da Caixa para realizar o saque FGTS, pois ele será liberado por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Você sabia? FGTS: saque extraordinário terá ainda 6 pagamentos em maio

Com o saque FGTS, você pode aproveitar a oportunidade para pagar aquela dívida atrasada, comprar algo que precisa em casa ou até mesmo ajudar com os gastos do dia a dia. Confira abaixo as principais informações sobre o benefício.

Como saber se tenho direito?

Para verificar se você receberá automaticamente o dinheiro ou se precisa ir pedir o saque, o trabalhador deve realizar uma consulta. O processo pode ser feito no site fgts.caixa.gov.br ou no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática.

O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

FGTS poderá ser usado para pagar creche

Para saber se você tem direito basta acessar o site ou o aplicativo para celular do FGTS Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS