Mais de 740 mil mulheres estão presas em todo o mundo, um aumento de 17% em relação a 2010. Os dados são do relatório Global Prison Trends 2021.

O “Encarceramento Feminino: dos Direitos e das Violências” será tema de debate realizado nesta quinta-feira (23), a partir das 18h, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), localizada em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Mães de autistas: a força do empreendedorismo e da inclusão

Para se inscrever, é preciso doar um kit com produtos de higiene, que serão destinados às mulheres encarceradas do Centro de Reeducação Feminino (CRF). 

O seminário visa debater questões pertinentes às mulheres encarceradas no Centro de Reeducação Feminino (CRF), o único da Região Metropolitana de Belém (RMB).

As advogadas criminalistas Juliana Freitas e Luana Leal Viegas são as convidadas palestrantes do seminário, que terá a mediação de Larissa Miranda. O encontro contará, também, com a presença de presas que trabalham na Cooperativa Social Feminina (Coostafe), dentro do CRF, e produzem artesanatos como forma de profissionalização e remição de pena dentro da unidade prisional. 

Pastor preso pela PF foi assessor do governo de Simão Jatene

A advogada criminalista Luana Leal Viegas, cuja dissertação de mestrado foi um estudo de caso sobre a única prisão feminina da RMB, comenta sobre a importância de debater o encarceramento feminino. "É conhecer os dramas suportados por mulheres privadas de sua liberdade, que envolve a separação dos filhos, o abandono dos familiares e passa também pela abordagem da realidade do cárcere”, pontua. 

Ainda segundo Luana, o seminário será focado em discutir as questões relacionadas ao encarceramento, além da participação das mulheres que fazem parte da Coostafe, uma "cooperativa que fica dentro daquela prisão, onde as mulheres produzem artesanatos, bolsas, telas, bonecas, como forma de remição de parte da pena e obtenção de renda”.

O seminário é realizado pela Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Ananindeua, presidida pela advogada Tarita Cajazeira.

Serviço: 

Seminário “Encarceramento Feminino: dos Direitos e das Violências”

Data: Quinta-feira (23/06)

Local: Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) - Ananindeua.

Horário: 18h

MAIS ACESSADAS