Com grande significado no calendário paraense, o feriado do dia 15 de agosto lembra a Adesão do Pará à Independência do Brasil. No ano de 1823, o Pará era a única província a não aderir à Independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro. Só um ano depois, a então Província do Grão-Pará passou a aderir ao Brasil. 

Quem pagou o Fies durante a pandemia poderá ter crédito

Auxílio Brasil: beneficiários com NIS final 4 recebem hoje

O feriado de Adesão do Pará à Independência, comemorado nesta segunda-feira (15), irá alterar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais e áreas de lazer de Belém. Confira:

Órgãos públicos:

Em razão do feriado estadual da Adesão do Grão-Pará à Independência do Brasil, os órgãos do Estado não irão oferecer atendimento ao público.

Hemopa

A Fundação Hemopa, por meio de sua Gerência de Captação de Doadores (Gecad), informa que

O Hemopa funcionará nesta segunda para coleta. Na sede do Hemocentro e na Unidade de Coleta Castanheira, o atendimento  ocorrerá das 7h30 às 17h. Das unidades do interior, apenas o Hemonúcleo de Altamira funcionará, de 7h30 às 12h30. 

As demais unidades, em Santarém, Marabá, Castanhal, Abaetetuba, Redenção, Tucuruí e Capanema não abrirão o serviço de coleta de sangue.

Supermercados

A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) informou que o funcionamento dos supermercados depende dos acordos individuais entre empresários e funcionários.

Shoppings

Shopping Bosque Grão Pará: No sábado (13), lojas abrem de 10h às 23h e Praça de Alimentação, Cafeterias, Sorveterias, Quiosques de alimentação e Restaurantes de 10h às 23h (Restaurantes conforme a programação). Entretenimento e Lazer abre de 12h às 23h. Cinema e Teatro, Crossfit e Academia conforme programação. No domingo, Dia dos Pais, todas as operações seguem o horário normal de domingo. Já no feriado de segunda-feira (15), lojas abrirão de 11h às 21h e praça de alimentação de 11h às 22h (Restaurantes funcionam conforme a programação). Entretenimento e Lazer de 12h às 22h.

Shopping Metrópole: As lojas e quiosques vão abrir de 12h às 22h, assim como a área de alimentação. Os restaurantes vão funcionar de 12h às 00h. A  academia abrirá de 9h às 15h. O laboratório estará fechado. E o cinema será conforme a programação.

Castanheira Shopping Center: As lojas abrirão de 11h às 21h. Já a praça de alimentação e parque infantil funcionará de 11h às 22h. O cinema será de acordo com a programação.

Shopping Pátio Belém: As lojas funcionarão de 11h às 21h. Já a praça de alimentação estará aberta de 11h às 22h. O cinema funcionará conforme a programação. 

Boulevard Shopping: As lojas e quiosques vão abrir de 11h às 21h. A praça de alimentação abrirá de 11h às 22h. Os restaurantes vão funcionar de 11h às 00h. E o cinema de acordo com a programação.

Parque Shopping: As lojas vão abrir de 11h às 21h. A praça de alimentação e lazer funcionará de 11h às 21h. Já o restaurante de 11h às 23h. O cinema funcionará de acordo com a programação.

Turismo/lazer

Bosque Rodrigues Alves: O local segue fechado.

Estação das Docas: O complexo é aberto ao público diariamente. Às segundas e terças funciona das 10h à meia-noite; às quartas, das 10h à 01h; de quinta a sábado, das 10h às 2h da madrugada, e aos domingos, das 9h à meia-noite.

Mangal das Garças: O Mangal das Garças, que costuma fechar às segundas para manutenção estará aberto excepcionalmente durante este feriado. O Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 18 h. Fecha às segundas para manutenção.

Parque Estadual do Utinga: Funciona de quarta a segunda, das 6h às 17h. Fechado às terças para manutenção.

Veja o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais e áreas de lazer de Belém. Foto: Emerson Coe/DOL

MAIS ACESSADAS