A partir do dia 17 de fevereiro, começa a ser pago o abono salarial de trabalhadores com ano-base de 2023. O benefício corresponde a um salário mínimo e é proporcional aos meses trabalhados. O calendário foi aprovado em 18 de dezembro.
Para receber o benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter recebido um salário médio de até dois salários mínimos (2.640) no ano de cálculo (que, neste caso, é 2023). A partir de 2026, no entanto, o valor de salário máximo para receber o benefício será reduzido.
Também é necessário ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base. O valor do pagamento é proporcional aos meses trabalhados.
A data de pagamento do abono é baseada no mês de aniversário. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal (PIS) e Banco do Brasil (PASEP).
Quer mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2025, 25,8 milhões de trabalhadores serão contemplados, e será pago um total de R$ 30,7 milhões.
Veja o calendário de pagamento do Abono Salarial:
- Nascidos em janeiro recebem a partir de 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro recebem a partir de 17 de março
- Nascidos em março e abril recebem a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho recebem a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto recebem a partir de 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro recebem a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro recebem a partir de 15 de agosto