Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 203 milhões de habitantes no país, 32 milhões são idosos, ou seja, pessoas a partir de 60 anos.
Para garantir uma série de benefícios para pessoas idosas, o Governo Federal criou a “Carteira do Idoso”, um documento que atesta a idade do cidadão.
Entre os principais benefícios para quem possui a carteira está a possibilidade de viajar de graça ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.
VEJA TAMBÉM
- Receita Federal dá dicas de proteção contra o golpe do PIX
- Veja quem irá receber atrasados do INSS em 2025
- CPF na nota: entenda para que serve
A seguir, veja quem tem direito a Carteira da Pessoa Idosa e como emitir de forma online e de graça, além de mais informações sobre o benefício.
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
Podem emitir a Carteira da Pessoa Idosa pessoas com 60 anos ou mais inscritas no CadÚnico. Além disso, é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos. A emissão é totalmente gratuita.
Benefícios da Carteira do Idoso
- O principal benefício concedido pela Carteira da Pessoa Idosa é a possibilidade de viajar de forma gratuita ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Além disso, o documento fornece:
- Acesso a serviços prioritários em estabelecimentos;
- Descontos em ingressos;
- Identificação oficial adicional.
Quer ler mais notícias de Serviço? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Como emitir a Carteira do Idoso pela Internet
Veja aqui como emitir a carteira do idoso.
Lembrando que para que a carteira continue válida, a pessoa idosa precisa manter suas as informações atualizadas no Cadastro Único — atualização que deve ocorrer pelo menos a cada dois anos.