A corrida dos brasileiros para conhecer o novo processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou força nas primeiras horas após o lançamento do programa CNH do Brasil — e o Pará desponta como um dos destaques nacionais. Desde terça-feira (9), quando a plataforma entrou no ar, o estado registrou 12 mil acessos, ocupando a 8ª posição no ranking de unidades da federação que mais buscaram o aplicativo do Ministério dos Transportes.
O movimento paraense acompanha a explosão de interesse observada em todo o país. Em apenas dois dias, o aplicativo CNH do Brasil já ultrapassou 7,4 milhões de usuários. São Paulo lidera o ranking nacional, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Mais de 270 mil pessoas já iniciaram o curso teórico gratuito oferecido pelo programa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Detran suspende temporariamente abertura de processos de CNH A e B
- Veja como tirar a primeira habilitação pelo aplicativo CNH do Brasil
Com a modernização, o candidato pode abrir o requerimento direto no celular e realizar gratuitamente o curso teórico, que agora traz conteúdos em texto, áudio e vídeo, além de simulados, banco de questões e materiais de apoio. Todo o acompanhamento das etapas até a prova teórica do Detran é feito dentro do aplicativo — só permanecem presenciais os exames médico, psicotécnico e a prova prática.
O objetivo do programa é claro: democratizar o acesso à CNH e tornar o documento viável para milhões de brasileiros que não conseguem arcar com os valores atuais. Em alguns estados, o custo total para tirar a habilitação chega a R$ 5 mil. Com o novo formato, esse valor pode cair até 80%.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Além da gratuidade do curso teórico, o programa prevê renovação automática para quem não tiver infrações, permite o uso da CNH exclusivamente digital e reduz em 40% o custo dos exames médico e psicotécnico.
Os números refletem um cenário de exclusão histórica: segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, e outros 30 milhões têm idade para iniciar o processo, mas não o fazem por conta da burocracia e dos custos.
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o alto volume de acessos — incluindo o desempenho expressivo do Pará — mostra o quanto o modelo anterior era restritivo.
“Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida. O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam”, afirmou.
Veja como baixar o app:
- Para celulares Android, baixe o CNH do Brasil clicando aqui.
- Já para Iphone, baixe o app clicando aqui.
