O arroz é um dos principais acompanhamentos das refeições e queridinho pelos brasileiros. Preparado de forma simples ou mais elaborada, ele é a combinação certa para carnes e/ou legumes.

Mas, afinal, quem tem diabetes pode ou não comer arroz? Alguns alimentos, além de serem ricos em carboidratos simples, que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contém nutrientes que ajudam a regular a quantidade de glicose no sangue. 

Abril Marrom: campanha alerta sobre a cegueira

Nutrição: comer bem não significa perder o prazer de comer

Ou seja, carboidratos simples como arroz, macarrão e batata são convertidos em açúcar no sangue, sendo o mesmo que ingerir um doce, por exemplo.

Pessoas com diabetes podem comer arroz, desde que sejam em quantidades reguladas, sem exagero. O recomendável mesmo é optar pelo arroz integral, que é mais benéfico por ter menos açúcar e, consequentemente, menor índice glicêmico. Procure a orientação de um nutricionista ou médico especializado. 

Conheça os sintomas que indicam diabetes:

A ciência considera que existem três tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e debates gestacional. Além desses, há também o quadro de pré-diabetes, onde os pacientes quase sempre evoluem para a doença e já precisam iniciar o tratamento medicamentoso. Confira os sintomas:

Vontade constante de urinar;

Sede constante e insaciável;

Mau hálito persistente;

Vista embaçada com frequência;

Extremidades (mãos e pés) ficam facilmente dormentes;

Demora na cicatrização de ferimentos;

Emagrecimento ;

Dorme muito, mas está sempre cansado.

MAIS ACESSADAS