Quem já ouvi que bicarbonato de sódio é ótimo para branquear os dentes? Cansado da aparência amarelada dos dentes, é comum que muitos recorram à internet e sejam alimentados com inúmeros artigos sobre o assunto, sem conseguir distinguir o que é verdade ou mentira, colocando em risco também a própria saúde bucal.

Para dar um fim a essas dúvidas, o Instituto de Implantologia Português revelou, por meio de um comunicado, informações que valem a pena serem esclarecidas, não só a respeito da, até então, suposta eficácia do bicarbonato de sódio para branquear os dentes, como questões similares valem ser pontuadas.

Afinal, dá para branquear os dentes com bicarbonato de sódio?

Sim, o produto é excelente para remover manchas, MAS o recomendado é continuar usando apenas na sua vestimenta e não na sua boca. Ele ajuda, sim, a tornar a superfície do dente mais limpa, contudo seu processo abrasivo leva a um desgaste contínuo da superfície do esmalte, provocando mais sensibilidade dentária que vão levar a pessoa a gastar mais no futuro com outros tratamentos.

Especialistas também dão dicas de como manter os cuidados com os dentes
📷 Especialistas também dão dicas de como manter os cuidados com os dentes |Kroshka Nastya/Freepik

Perder os dentes no envelhecimento é natural?

Outro questionamento pontuado pelo Instituto foi a relação da velhice com a perda dos dentes. Foi esclarecido que perder os dentes por causa da idade avançada é um mito. Com exceção dos dentes de leite, todos os outros não foram projetados para serem perdidos ao longo da vida. O que provoca essa perda é a falta de prevenção, uma vez que a pessoa não teria realizado tratamentos indicados quando surgia um problema ou, muitas vezes, porque levava uma rotina de higiene oral insuficiente.

Chicletes sem açúcar evitam a cárie dentária?

Com tantos artigos e comentários sobre essa pergunta fervilhando na internet, que a fez entrar na categoria de “mitos ou verdades”, foi preciso vir à público responder de uma vez: sim, os chicletes sem açúcar realmente evitam as cáries dentárias, pode mascar sem medo. Além disso, se não conseguir escovar os dentes após uma refeição, pode muito bem usá-lo no complemento da higiene oral.

A vantagem é que ele estimula o fluxo salivar, fundamental para a redução do risco de cárie. O aumento da saliva, explica o Instituto, ajuda a neutralizar os ácidos da cavidade oral, estimulando a remineralização dos dentes.

Vale alertar que os chicletes sem açúcar não fazem milagres e eles também não devem ser mantidos por mais de 10 minutos na boca, pois o mastigar constante e a produção contínua de saliva “enganam” o estômago e o faz gerar mais ácidos por pensar que está prestes a receber alimentos.

MAIS ACESSADAS