Você sabia que os palitos de dentes presente nas mesas dos restaurantes e de muitas casas, utilizados por muitas pessoas após as refeições para tirar a sujeirinha do meio dos dentes pode ser uma prática considerada gravíssimas, segundo os especialistas?

Pois é, dentre os vários malefícios, além de não alcançar as paredes muito próximas dos dentes e não remover todos os fragmentos de alimentos que ficam acumulados, os palitos de madeira podem machucar a gengiva, causando lesões e até mesmo a retração.

Bicarbonato de sódio deixa os dentes mais brancos? Veja!

Vídeo: Lilia Cabral faz um "L" ao vivo na Globo e web reage

“A maioria das pessoas fazem a ‘palitação’ dos dentes, que vai causar alguns problemas a nossa saúde bucal, por exemplo quando a gente exerce uma determinada força para remover o resto de alimento que fica entre um dente e outro, a gente não faz uma limpeza, só faz a remoção. Ele não remove a placa bacteriana, simplesmente ele só remove aquele resto de alimento e ainda vai provocar na sua gengiva, mau hálito, vai gerar um desconforto ali, podendo causar até inflamação”, destacou a dentista Suyana Carneiro, sobre os malefícios que podem ocorrer após o uso indevido de palitos nos dentes. 

Ainda segundo a especialista, há o risco de infecção e ferimento, após o uso destes palitos. Para ela, nessa região também quando se tenta ‘palitar’, remover a retirada desses restos de alimentos, pode provocar com a pressão, a reabsorção óssea, a inflamação da gengiva.  "Pode ocorrer um sangramento, além do mais, o que pode também acontecer é a quebra desse palito entre um dente e outro, provocando ainda mais dor e desconforto”, explicou.

O acúmulo de alimentos pode causar a proliferação de bactérias e a cárie, já a retração gengival e as lesões na gengiva podem causar infecções e dor.

Ela faz ainda um alerta para quem usa aparelho ortodôntico, o cuidado deve ser redobrado. "O palito pode descolar os brackets e entortar os fios, prejudicando todo o tratamento. Em áreas com restaurações dentárias recentemente, o uso também é proibido, pois movimentos bruscos com o palito podem causar fraturas e infiltrações", disse.

O QUE FAZER?

O ideal é utilizar o fio dental, que alcança as paredes interproximais dos dentes, sem causar danos à gengiva. Especialista indica que a melhor maneira de limpar os dentes e evitar qualquer tipo de problema é através da escovação adequada. 

MAIS ACESSADAS