Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, mostrou que misturar ibuprofeno com remédios para pressão alta e diuréticos pode colocar em risco a vida dos pacientes. De acordo com os cientistas, a associação desses três medicamentos provocaria uma desidratação severa e prejudicaria o funcionamento dos rins.

Remédios indicados para o tratamento da pressão alta costumam ser prescritos em associação com diuréticos, porque fazer xixi com frequência auxilia na diminuição da hipertensão. No entanto, se o paciente não ingerir quantidade suficiente de água, o medicamento pode levar à desidratação. O ibuprofeno, por sua vez, intensificaria o quadro de desidratação, podendo causar lesões irreparáveis aos rins, alerta a pesquisa.

Veja também:

Cromoterapia: restaure o equilíbrio por meio das cores

Vapor barato à diversão e caro para a saúde

O estudo foi feito a partir de modelos simulados por computador, e publicado na revista científica Mathematical Biosciences. Os cientistas descobriram que, em pessoas com hipertensão, a combinação pode causar lesão renal aguda, que em alguns casos pode ser permanente. No caso dos hipertensos, eles recomendam que os pacientes conversem com o médico para decidir qual medicamento usar em caso de dor ou febre.

“Não é que todo mundo que toma essa combinação de remédios que terá problemas’, afirmou Anita Layton, professora de matemática em Waterloo e pesquisadora de biologia matemática e medicina na mesma instituição. Mas a pesquisa mostra que é um problema suficiente para que você tenha cautela.

Testes de medicamentos simulados por computador podem produzir rapidamente resultados que levariam muito mais tempo em experimentos clínicos em humanos. Layton e sua equipe usam matemática e ciência da computação para fornecer aos médicos uma vantagem inicial em questões como os efeitos colaterais da droga.

“Os diuréticos são uma família de drogas que fazem o corpo reter menos água” - explicou Layton. - “Estar desidratado é um fator importante na lesão renal aguda e, em seguida, o remédio para pressão alta e o ibuprofeno atingem o rim com esse golpe triplo. Se você estiver tomando esses medicamentos para hipertensão e precisar de um analgésico, considere utilizar o paracetamol”.

Mistura de medicamentos pode provocar lesões sérias e até fatais aos pacientes Foto: Reprodução/Shutterstock

MAIS ACESSADAS