Eles são dez. Os sinais de alerta que podem anunciar um câncer, mas que muitas vezes são subestimados ou ignorados pela população. Listados em uma reportagem recente publicada pelo site Women’s Health, esses sintomas podem indicar apenas uma febre ou até mesmo uma gripe, mas especialista recomenda atenção a alguns deles, como o surgimento de uma pinta irregular na pele, uma tosse persistente ou rouquidão.

No entanto, Therese Bartholomew Bevers, professora e diretora do Cancer Prevention Center at the MD Anderson Cancer Center, faz questão de deixar claro que, em caso de surgimento de qualquer um desses sintomas, a melhor atitude a ser tomada é procurar um médico o mais breve possível.

LEIA TAMBÉM

Exame de sangue que detecta Alzheimer chega ao Brasil 

Descoberta: moléculas destroem células de câncer de mama

Confira a seguir os dez sinais que não devem gerar pânico, mas que também não podem ser simplesmente ignorados:

1 - Tosse persistente

De acordo com  a especialista entrevistada, uma tosse comum não deve ser motivo de preocupação. No entanto, se a tosse persistir por mais tempo do que o habitual ou vier acompanhada de sangue, aí sim, o sinal vermelho deve ser ligado.

“A maioria das tosses não são câncer”, explica a especialista. “Mas, certamente, uma tosse persistente precisa ser avaliada para ver se ela pode ser câncer de pulmão”. Nesse caso, complementa Bevers, a recomendação é realizar uma radiografia no tórax ou uma tomografia computadorizada para descartar o câncer como uma possibilidade.

2 - Funcionamento anormal do intestino

Se os movimentos intestinais, de uma hora para outra, passam a apresentar alguma dificuldade para serem realizados, ou se a quantidade ou aparência das fezes sofrerem alguma alteração, esse pode ser um sintoma de câncer de cólon, alerta Bevers.

“Pode ser um sinal de que há uma massa impedindo o trânsito das fezes. Esse é um sintoma que uma pessoa deve ir ao médico e agendar uma colonoscopia para ver se há de fato uma massa”, recomenda.

3 - Sangue na urina

"Se há sangue na urina, isso pode ser um indicativo de câncer de bexiga ou nos rins, mas mais comumente esse é um sinal de uma infecção urinária”, afirma Bevers, que aconselha primeiramente descartar uma infecção e somente depois procurar um especialista. 

4 - Dores constante

Mesmo que a dor não seja obrigatoriamente um sinal de câncer, uma atenção maior deve ser dada aos casos de dores persistentes.

“Se você tem dores de cabeça persistentes, por exemplo, é provável que não tenha câncer, mas ainda assim você deve ser analisado. A dor persistente no peito pode ser um sinal de câncer de pulmão. E a dor em seu abdômen poderia ser câncer de ovário.”

5 - Perda de peso excessiva

Segundo Bevers, existem alguns tipos de tumor que podem provocar perda de peso rápida e inexplicável. “Como adultos, nós nos esforçamos muito para perder peso, mas se o seu peso está caindo muito, sem qualquer esforço de sua parte, essa é uma grande preocupação e pode ser indicativo de um problema médico sério”.

6 - Pintas irregulares

“Uma pinta não é necessariamente um sinal de câncer, mas se você notar alguma mudança na aparência de suas pintas você deve falar com seu dermatologista, que irá fazer um exame para detectar câncer de pele”, pontua Bevers.

7 - Ferida que não cicatriza

Uma ferida que não cicatriza há três semanas ou naus deve ser motivo de uma consulta urgente. “O ferimento já deveria ter cicatrizado após esse período e é aconselhável que você faça um exame para checar”, orienta Bevers, explicando que esse pode ser um sinal de carcinoma.

8 - Alteração no ciclo menstrual

“Sangramento vaginal fora do seu ciclo normal pode ser um sinal precoce de câncer cervical. Já o sangramento no reto pode indicar câncer de cólon”, aponta Bartholomew Bevers.

9 - Surgimento de um caroço

Mesmo que venha a ser um quisto benigno, o aparecimento de um caroço também pode significar “um câncer que está no tecido. Um nódulo na mama é um sintoma muito comum de câncer de mama”, explica Bevers.

“Toda vez que você tem um caroço que é novo ou que está mudando, isso é algo que deve ser olhado pelo seu médico”. 

10 - Dificuldade para ingerir alimentos sólidos

Quando uma pessoa apresenta qualquer dificuldade para deglutir, isso pode representar alguns tipos de câncer, como de pescoço e de esôfago.

“Pessoas que têm esses sintomas começam a modificar suas dietas, comem alimentos mais macios, sem pensar que poderia haver um problema mais sério”.

Tosse persistente é um sinal de alerta, segundo especialistas em câncer. Foto: (Foto: Divulgação)

MAIS ACESSADAS