Não é segredo que a prática de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde. Para os idosos em especial, é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças crônicas e manter a saúde mental. Os exercícios minimizam os efeitos do tempo nos processos de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos.

Cada atividade possui suas especificidades e pode ser indicada ou não, dependendo do quadro clínico do idoso. Esse tipo de acompanhamento é oferecido pelo programa “Vida Ativa na Terceira Idade”, realizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), com turmas em Belém e Ananindeua.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A partir desta quinta-feira (21), estão abertas as inscrições para novas turmas com idades a partir dos 50 anos. Entre as modalidades oferecidas estão ioga, hidroginástica, ginástica funcional e dança. As matrículas estão acontecendo a partir das 7h30, na sede da Tuna Luso (Almirante Barroso, 4110). As inscrições são gratuitas e seguem até esta sexta-feira (22).

O programa iniciou em 1999, implantado pela Seel, com objetivo de atender o público da 3ª idade, proporcionando o acesso à atividade física de forma orientada, para uma melhor qualidade de vida e o resgate da autoestima da pessoa idosa.

Quer mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

De acordo com o Secretário da Seel, Cássio Andrade, o programa “Vida Ativa na Terceira Idade” visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e, consequentemente, para a participação e inclusão da pessoa idosa no contexto atual.

“O programa “Vida Ativa na Terceira Idade” é um dos programas que fazem parte do calendário de atividades da Seel. Ele é fundamental para garantir um envelhecimento saudável e cheio de vitalidade. Com as atividades esportivas de bem-estar que a Secretaria oferece, os benefícios físicos, mentais e sociais são inúmeros e contribuem para a melhora da qualidade de vida dos nossos idosos”, pontua.

PÚBLICO

Segundo o professor de educação física, Marco Rabelo, instrutor das turmas de hidroginástica, o projeto é voltado tanto para o público feminino quanto para o masculino. “Quando iniciamos o projeto ele era para um público a partir de 60 anos. Por conta da grande procura, a faixa etária foi reduzida para a partir de 50 anos. As nossas turmas de hidroginástica têm em média 35 alunos, entre homens e mulheres, e acontecem duas vezes por semana. Os alunos inscritos no programa podem fazer até duas modalidades ofertadas”, esclarece.

Terceira idade pode ser marcada por qualidade de vida
📷 |FOTO: Celso Rodrigues

“A hidroginástica na terceira idade é uma forma de manter os idosos em atividade. Entre os benefícios da hidroginástica estão o aumento da agilidade, velocidade de ação e também o fortalecimento muscular, aceleração do metabolismo e promoção da saúde mental”, descreve.

O professor ainda esclarece que a prática de atividades em grupo traz convívio social e interação, diminuindo quadros de depressão, que são comuns nessa fase da vida. “Muitos aqui vêm também porque gostam desse convívio social, alguns não têm rede de apoio e são até abandonados pela família. Aqui, eles encontram uma nova família. Além das aulas, a gente também promove eventos e programações especiais”, explica.

A aposentada Márcia Costa, de 86 anos, aproveita o tempo livre para fazer hidroginástica e dança. “Duas vezes na semana eu venho para cá fazer hidroginástica. Eu fui uma das primeiras alunas da turma, estou há 22 anos no programa. Eu posso dizer que desde que comecei a fazer parte do programa só tive benefícios e mais qualidade de vida. Eu acordo mais disposta, animada. Além daqui, eu também faço parte de um grupo de dança de quadrilha e carimbó. A gente só não pode se acomodar, temos sempre que cuidar da nossa saúde”, disse.

Já o autônomo João Silva, de 53 anos, começou há 2 meses na turma, mas diz que já sentiu melhoras no seu cotidiano. “Na verdade, eu tinha uma vida sedentária. Era praticamente só trabalho, mas precisei procurar um médico por questões de pressão alta. Após fazer alguns exames de rotina, o meu cardiologista me orientou que fizesse uma atividade física. Com isso, acabei conhecendo o programa. Eu gosto muito de fazer hidro, eu percebo que mexe com todos os músculos. Além da questão de mexer com a musculatura, ela te dá um condicionamento físico. E foi justamente o que eu vim buscar aqui nessa atividade”, comenta.

SERVIÇO

Inscrição: 21 e 22 de março

Horário: 7:30h

Local: sede da Tuna Luso (Av. Almirante Barroso, 4110)

Confira os locais e modalidades disponíveis:

- Polo ASALP (Al. São Jorge, 293 - Coqueiro, Ananindeua)

Ioga - 15 vagas

Hidroginástica - 20 vagas

Ginástica funcional - 4 vagas

Ginástica dance - 8 vagas

- Polo TUNA (Av. Almirante Barroso, 110)

Ginástica - 20 vagas

Hidroginástica - 30 vagas

- Documentos necessários (cópia e original):

Atestado médico do cardiologista (liberando para fazer atividades), RG, Comprovante de residência, Carteira de vacinação contra Covid e influenza atualizadas e 2 fotos 3x4.   

Terceira idade pode ser marcada por qualidade de vida
📷 |

MAIS ACESSADAS